"Violência e Bullying em Contexto Escolar: Contributos da Perspetiva Intercultural"

Autor(es):
Ana Karina Campos Moreira da Costa Santos, Natália Ramos

Publicação:
Cadernos de Pesquisa, 23 (2), 2016

Resumo:
O presente artigo apresenta uma revisão teórica sobre a temática da violência e do bullying em contexto escolar, sustentada na análise alargada de diversas fontes documentais, publicações e literatura científica da especialidade, de vários autores de referência, almejando uma aprofundada compreensão e uma adequada contextualização teórica do fenómeno em estudo. Trata-se da primeira etapa de um trabalho de investigação em desenvolvimento no âmbito da referida problemática, no Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais (CEMRI), da Universidade Aberta de Lisboa, Grupo de Investigação “Saúde, Cultura e Desenvolvimento”. O trabalho objetiva identificar, compreender e , analisar  os processos inerentes à construção da violência e da exclusão social no  meio escolar português. Pretendemos, também, aferir as principais causas e consequências dos comportamentos violentos em contexto escolar, assim como definir possíveis formas de prevenção e estratégias de intervenção/atuação, nomeadamente através dos contributos da educação intercultural. Para realizar este estudo, ainda em elaboração na sua vertente empírica, optámos pelo método de investigação qualitativa. Escolhemos realizar um estudo de tipo descritivo, na categoria de estudo de caso. Assim, propomo-nos estudar o caso de uma escola do primeiro ciclo do ensino básico, de um agrupamento de escolas do distrito de Setúbal, situada numa zona urbana do concelho do Seixal.

Este artigo encontra-se aqui em acesso livre.