2. Congressos e Seminários

Imagem em Destaque
2. Congressos e Seminários

Congresso "Cidadania e Religião: Diálogo Inter-religioso"

Durante os próximos dias 21 e 22 de setembro de 2016 realiza-se no Teatro Armando Cortez, em Lisboa, o Congresso "Cidadania e Religião: Diálogo Inter-religioso”. O evento é organizado pelo Alto Comissariado para as Migrações, IP, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, o Observatório para a Liberdade Religiosa e a Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona. Os organizadores do encontro referem como seu objetivo fundamental “reconhecer e celebrar o clima de diálogo inter-religioso vivido em Portugal e promover o debate em torno do papel das religiões e espiritualidades, nomeadamente nas temáticas da paz e tolerância, da corresponsabilização social e da educação”. O programa, que pode ser consultado aqui, inclui palestras de Alberto Melloni (Univ. de Modena e Reggio Emilia; Comité da UNESCO para o Pluralismo Religioso e a Paz) e Ibrahim Mogra (Imã de Leicester; Conselho Islâmico da Grã-Bretanha) e dois painéis temáticos intitulados "Corresponsabilização social – O cuidado do outro" e "Papel da educação na promoção da tolerância religiosa". Será ainda apresentado o Encontro de Jovens para o Diálogo Inter-religioso (MEET IR 2016), bem como os resultados de um inquérito às lideranças religiosas realizado pela Área das Ciências das Religiões da Universidade Lusófona. As inscrições estão já abertas e podem ser realizadas através deste formulário online.

 

Workshop: “A Segunda Geração de Chineses em Portugal”

Realiza-se no próximo dia 28 de setembro mais uma edição de ciclo de Workshops de Investigação CIES-IUL, desta feita com a participação da socióloga Sofia Gaspar (CIES-IUL). A investigadora apresentará uma comunicação intitulada “A Segunda Geração de Chineses em Portugal”,  na qual analisa a integração social dos descendentes de cidadãos chineses sedentarizados em Portugal, centrando-se nos domínios do trabalho, da família, do grupo de pares e da educação. Com base numa metodologia qualitativa que recorreu principalmente à entrevista semi-estruturada, Sofia Gaspar faz uma análise comparativa entre a geração de imigrantes chineses nascidos na China e a geração de descendentes já nascidos em Portugal. O evento decorre entre as 13h30 e as 14h30 na sala C202 do Edifício II do ISCTE-IUL. Mais informações podem ser encontradas aqui.

 

V Congresso Português de Demografia: “A Crise Demográfica: Um País em Extinção?”

Está agendado para os dias 6 e 7 de Outubro de 2016 o V Congresso Português de Demografia, intitulado “A Crise Demográfica: Um País em Extinção?” e organizado pela Associação Portuguesa de Demografia em colaboração com o Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora (CIDEHUS). Esta edição procura explorar numa perspetiva interdisciplinar a crise demográfica que se vive em Portugal, caracterizada pelo acentuar da queda no número de nascimentos, pelo súbito crescimento da emigração, pela aceleração do processo de envelhecimento da população e pela contração da população em idade ativa. O congresso estrutura-se em torno de vários workshops, conferências e sessões paralelas, algumas delas relacionadas com a temática das migrações. Entre estas contam-se “Imigração e Migrações Internas”, moderada por Gilberta Rocha (CES-Un. Açores), e "Emigração e impactos demográficos das migrações", moderada por Maria Luis Rocha Pinto (Un. Aveiro). Este Congresso conta com o apoio do Observatório das Migrações, estando prevista no primeiro dia do evento a intervenção da sua coordenadora, Catarina Reis Oliveira, no painel temático "Emigração e impactos demográficos das migrações", onde apresentará a comunicação “Imigração e Demografia em Portugal: que relação?”. Mais informações acerca deste Congresso, incluindo o programa provisório, podem ser encontradas aqui.

 

XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Fronteiras, Diálogos e Transições na Educação

O Instituto Superior Politécnico de Viseu acolhe de 6 a 8 de outubro de 2016 o XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, subordinado ao tema Fronteiras, Diálogos e Transições. Segundo os organizadores, a fronteira assume-se, no contexto educativo, como “lugar de encontro e negociação, de diálogo e de oportunidades de construção de novo conhecimento”, enquanto que as transições “permitem-nos orientar os diálogos para o desiderato da transformação do atual e do presente”. Neste contexto, será dado especial destaque a temáticas relacionadas com as migrações e a interculturalidade, salientando-se  tópicos como “Educação, Migrações e Crianças Refugiadas”, “Internacionalização da Educação e Mobilidade”, “Perspetivas Pós-Coloniais em Educação” e “Educação Inclusiva”. O evento contará também com a presença de Delma Byrne (Maynooth University, Irlanda), que apresentará uma palestra intitulada “Boundaries, Dialogue and Transitions: Migration, Interculturalism and Education in Ireland”. As inscrições estão abertas e podem ser feitas online através deste formulário, enquanto que mais informação sobre o evento pode ser encontrada no respetivo site.

 

Workshop: “Boas Práticas no Acolhimento de Mulheres e Meninas Refugiadas”

A Fundação Friedrich Ebert, em parceria com a Associação Mulheres sem Fronteiras, o Centro de Estudos sobre a Mulher “Faces de Eva” do CCIS.NOVA e a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres promovem no próximo dia 13 de outubro um workshop intitulado “Boas Práticas no Acolhimento de Mulheres e Meninas Refugiadas”. O evento é dinamizado pela associação alemã Agisra, que trabalha em Colónia com mulheres imigrante e refugiadas. As inscrições são limitadas a 20 participantes e podem ser realizadas online neste formulário até dia 26 de setembro. Este workshop tem como destinatários preferenciais os técnicos, auxiliares e outros profissionais que trabalham no acolhimento de meninas, raparigas e mulheres refugiadas, os órgãos de polícia criminal, os técnicos de centros de apoio a vítimas e de casas abrigo para mulheres e crianças, as associações de imigrantes e os investigadores. O programa completo será divulgado no final de setembro e poderá ser consultado na página de facebook do evento.

 

Conferência Internacional: “Mulheres Refugiadas em trânsito entre discriminações múltiplas”

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa acolhe no próximo dia 14 de outubro a conferência internacional “Mulheres Refugiadas em trânsito entre discriminações múltiplas”, uma organização conjunta da Fundação Friedrich Ebert, da Associação Mulheres sem Fronteiras, do CCIS.NOVA - Faces de Eva, e da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres. O programa definitivo não foi ainda divulgado mas o evento contará com a participação de Behshid Najafi (Irão/Alemanha), Bibiana Lopera (Colômbia/Alemanha), Elena Fiddian-Qasmiyeh (University College London), Lora Pappa (Vencedora Prémio Norte-Sul 2015 e METAdrasi, Atenas), Teresa Tito de Morais Mendes (Conselho Português para os Refugiados), Mary Honeyball (deputada Britânica ao Parlamento Europeu), Gabi Dobusch (deputada ao parlamento de Hamburgo), Ana Gomes (deputada Portuguesa ao Parlamento Europeu) e Catarina Marcelino (Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade). A entrada é livre, embora os interessados devam proceder aqui à sua inscrição prévia no evento.

 

I Congresso Internacional da RESMI: Contextos e Desafios da Mediação Intercultural

A Rede de Ensino Superior para a Mediação Intercultural (RESMI), em parceria com o Alto Comissariado para as Migrações, o Instituto Politécnico de Santarém e a Universidade Lusófona de Lisboa, organiza nos dias 14 e 15 de outubro de 2016 o seu primeiro congresso, subordinado ao tema “Contextos e Desafios da Mediação Intercultural”. O evento tem como objetivo explorar a interculturalidade a partir de uma perspetiva interdisciplinar e abordar, especificamente, os processos de mediação intercultural no que concerne os seus pressupostos, modelos, técnicas, procedimentos, resultados e boas práticas. O programa provisório, que pode ser consultado aqui, contempla dois painéis integrados (“Somos Todos Outros” e “Do Terreno à Mediação”), um conjunto de quatro workshops sobre diferentes modelos de integração, e duas séries de 4 painéis temáticos simultâneos. Os interessados em participar como palestrante neste evento podem fazê-lo submetendo resumos das suas propostas para uma das quatro áreas temáticas em destaque:  Mediação Intercultural em Educação, Mediação Intercultural em Saúde, Mediação Intercultural no Território e Novos Desafios na Mediação Intercultural. Os resumos das conferências serão incluídos numa edição especial da revista da Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém, enquanto que uma seleção dos melhores artigos será publicada num número especial da Revista Migrações do Observatório das Migrações, dedicado ao tema da Mediação Intercultural. Mais informações podem ser encontradas aqui.

 

Encontro Científico: “Vidas Traficadas: Investigação, Assistência, Proteção e o Depois”

A Comissão de Acompanhamento da Rede Regional do Centro de Apoio e Proteção a Vítimas  de Tráfico de Seres Humanos é a entidade organizadora de um encontro agendado para o próximo dia 20 de outubro cujo objetivo principal é debater a questão do tráfico de seres humanos (TSH) em Portugal. Este evento realizar-se-á na Casa Municipal da Cultura de Coimbra e os interessados em participar deverão fazer a sua inscrição prévia (e gratuita) através deste formulário online. O programa, que está disponível aqui, inclui mesas redondas sobre o Estado da Arte do TSH em Portugal, a Investigação sobre TSH em Portugal, a Assistência a Vítimas de Tráfico, a Proteção às Vítimas de Tráfico e a Importância do Trabalho em Rede. Os organizadores abriram ainda uma chamada para pósteres que se prolonga até 25 de setembro. Os investigadores que desejam apresentar um póster neste evento devem enviar um resumo (máx. 3500 caracteres) das suas propostas para este endereço de email.

 

Simpósio: “Reforming the Common European Asylum System: Towards a Unified, Fair and Effective Policy”

O Thon Hotel Brussels City Centre, em Bruxelas, acolhe no próximo dia 16 de novembro o simpósio “Reforming the Common European Asylum System: Towards a Unified, Fair and Effective Policy”, que tem como objetivo principal discutir a agenda da UE em matéria de asilo e refugiados. Como convidado principal, o evento conta com a presença de Thom Brooks (Faculdade de Direito da Universidade de Durham), articulando-se em torno de quatro mesas redondas que discutirão temas como a reforma do sistema de asilo comum da UE, as condições da receção de migrantes no espaço europeu, o controlo de fronteiras na União Europeia e as políticas de integração para refugiados e requerentes de asilo. Este simpósio é uma iniciativa do think tank britânico Public Policy Exchange, e os interessados em participar podem fazer a sua inscrição online neste endereço. Mais informações podem ser obtidas aqui.