2. Retrospetiva dos eventos e comunicação OM em 2016

Imagem em Destaque
2. Retrospetiva dos eventos e comunicação OM em 2016

De entre os eventos e novas linhas de comunicação que marcaram a atividade do Observatório durante 2016, destacamos em seguida os mais relevantes:

 

2.1. Eventos

 

  • Apresentação e Lançamento do Relatório Estatístico Anual 2016 Indicadores de Integração de Imigrantes da Coleção Imigração em Números do Observatório das Migrações

 

         

 

O Salão Nobre do INE recebeu a 18 de novembro a apresentação e lançamento do Relatório Estatístico Anual 2016 – Indicadores de Integração de Imigrantes, o mais recente volume da Coleção "Imigração em Números" do OM. O evento, que contou com quase uma centena de participantes, teve na sessão de abertura a Presidente do Instituto Nacional de Estatística, Alda de Caetano Carvalho, e o Ministro-Adjunto, Eduardo Cabrita. Seguiu-se a apresentação do relatório, a cargo de Catarina Reis de Oliveira, Diretora do OM e Coordenadora e autora da Coleção Imigração em Números, e da coautora do relatório, Natália Gomes, ficando a moderação a cargo do Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado. O debate deste relatório contou com a intervenção de inúmeros investigadores, técnicos do INE e de outras instituições com dados administrativos, e do Presidente do Conselho Económico e Social, Professor Doutor António Correia de Campos.

 

Iniciou-se assim a edição de relatórios anuais que reúnem dados estatísticos e administrativos disponíveis anualmente em mais de duas dezenas de fontes nacionais, incidindo neste caso as análises nos anos de referência de 2013 e 2014. Na imprensa, o lançamento do Relatório Estatístico Anual 2016 recebeu a atenção de vários órgãos de comunicação social, entre os quais o Diário de Notícias, o Público, CMTV e a RTP, cujas peças podem ser acedidas através da secção de Notícias do site do OM.

 

  • Participação no ACM Fora de Portas com o lançamento da nova linha da Coleção Imigração em Números: “Posters Estatísticos”

 

          

 

O Observatório das Migrações esteve presente no evento “ACM Fora de Portas”, que deu a conhecer as diferentes valências do ACM – incluindo o Observatório das Migrações – e dos seus inúmeros parceiros em espaços públicos de Lisboa, Évora, Faro, Coimbra e Porto entre 21 e 25 de setembro. Neste contexto foi lançada uma nova linha de publicações OM inseridas na Coleção Imigração em Números e orientada para a sensibilização acerca dos contributos da imigração para o país e a desconstrução de mitos relacionados com as migrações: os Posters Estatísticos. Nesse contexto foram lançados 10 novos posters com os dados estatísticos mais relevantes de várias dimensões relacionadas com o fenómeno migratório. Os posters produzidos encontram-se em acesso livre nesta secção do site OM.

 

  • Quinzenas Temáticas do Centro de Documentação

 

        

 

Tal como aconteceu em anos anteriores, o Observatório das Migrações promoveu em 2016 mais duas quinzenas temáticas no Centro de Documentação do Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM-Lisboa), desta feita dedicadas à "Diversidade e Diálogo Intercultural" (16 a 27 de maio) e à "Igualdade e Discriminação Racial e Étnica" (18 de março a 1 de abril). Nestes dias, foram disponibilizados aos visitantes diversas publicações relevantes nestes domínios, tanto as editadas pelo próprio Observatório como outras obras do acervo do Centro de Documentação, assim como estatísticas trabalhadas pelo OM. Muitos outros livros, revistas, monografias e outras publicações estiveram durante estes dias para consulta e oferta a todos os que se deslocaram ao Centro de Documentação.

 

  • Parcerias em Congressos

 

        

 

Em 2016, o Observatório das Migrações apoiou a organização de eventos organizados por outras instituições em domínios relacionados com as migrações, interculturalidade e integração. A este respeito é de salientar o apoio do OM ao V Congresso Português de Demografia, “A Crise Demográfica: Um País em Extinção?”, que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian a 6 e 7 de outubro, e cujas áreas temáticas em destaque incluíram “Migrações e Migrações Forçadas: Portugal e a Europa”. Neste âmbito a Diretora do OM fez também uma comunicação acerca de “Imigração e Demografia em Portugal: que relação?”.

 

O OM também colaborou com a Comissão Organizadora do Primeiro Congresso Internacional da Rede de Ensino Superior para a Mediação Intercultural (RESMI). Este congresso, que teve lugar na Escola Superior de Educação de Lisboa nos dias 14 e 15 de outubro, foi organizado em parceria com o Alto Comissariado para as Migrações e explorou a interculturalidade, particularmente os processos de mediação intercultural, numa perspetiva interdisciplinar, estando previsto que os melhores artigos apresentados e selecionados pela Comissão Cientifica do Congresso sejam integrados num número especial da Revista Migrações a preparar no decurso de 2017.

 

 

2.2. Comunicação e sensibilização OM

 

- Newsletters OM

 

Lançada em novembro de 2015, a newsletter do Observatório das Migrações acompanhou com regularidade mensal os seus subscritores ao longo de 2016. Para além de salientar os principais eventos, publicações e oportunidades académicas surgidas em cada momento, bem como a agenda do mês, a newsletter OM aprofundou diversas temáticas relevantes para o estudo das migrações. Entre os temas destacados ao longo do ano nas edições temáticas desta newsletter estiveram os Refugiados, os Imigrantes Chineses em Portugal, o Diálogo Intercultural ou os Estudantes Estrangeiros. Os domínios em destaque nos vários números da newsletter OM foram alvo de enquadramentos estatístico, conceptual e jurídico, sendo ainda disponibilizadas seleções de referências bibliográficas em cada um dos temas escolhidos, bem como destacadas as publicações OM mais pertinentes em cada caso. Consulte aqui o arquivo de newsletters divulgadas até agora pelo Observatório.

 

- Posters Estatísticos


O Observatório das Migrações lançou em 2016 uma nova linha de sensibilização - “Posters Estatísticos” -, orientada para informar e desconstruir mitos relacionados com as migrações. Os dez posters estatísticos criados em 2016 sumarizam os dados estatísticos oficiais mais relevantes de várias dimensões relacionadas com o fenómeno migratório e analisados na Coleção Imigração em Números, incluindo Contributos da Imigração para a Demografia, Discriminação de Base Racial e Étnica em Portugal, Imigração, Educação e Habilitações, e Acesso à Nacionalidade Portuguesa, entre outras. Os posters encontram-se em acesso livre nesta secção do site OM.