4. Antevisão das principais atividades OM para 2017

Imagem em Destaque
4. Antevisão das principais atividades OM para 2017

O ano de 2017 marca os quinze anos de atividade deste Observatório criado em 2002, herança que irá ser realçada este ano, nomeadamente com a preparação de um volume especial temático da Revista Migrações, aliada a novas áreas e atividades OM que se pretende que marquem também o futuro.

 

O mote do trabalho do OM para este ano será Migrações em mudança: conhecer mais para agir melhor, assumindo mensalmente temas específicos de fundo que estarão associados a datas comemorativas assinaladas. Em cada mês o OM marcará a sua atividade por ‘rotinas OM’ que remeterão para uma newsletter mensal, semana temática no Centro de Documentação, destaques estatísticos “Sabia que…” e poster estatístico. Nas semanas temáticas do Centro de Documentação orientamos o acervo documental e estatístico para os interessados em aprofundar o conhecimento sobre o tema, promovendo-se o acesso a bibliografia relevante e a oferta de livros do OM. Nos destaques estatísticos mensais “Sabia que…”, remetidos através desta newsletter OM, analisaremos sumariamente dados que o OM recolhe e sistematiza a partir de mais de duas dezenas de fontes estatísticas e administrativas nacionais acerca dos imigrantes em Portugal na Coleção Imigração em Números, focando no tema do mês e procurando desconstruir mitos e estereótipos que possam existir.

 

Este mês de janeiro de 2017 marca o início destas ‘rotinas OM’, com o tema Migrações e Religiões assinalando o Dia Mundial das Religiões. O mês de fevereiro será dedicado ao tema Português e as Línguas Maternas, enquadrando o Dia Internacional da Língua Materna. Em março teremos o trabalho do OM focado no tema das Mulheres Migrantes, assinalando o mês também com a estreia dos “Diálogos OM”, remetendo para a dinamização de uma mesa redonda com convidados que promoverão o debate e a reflexão académica acerca da feminização dos fluxos migratórios. O mês de abril será dedicado ao tema dos Trabalhadores Imigrantes e a Segurança no Trabalho para assinalar o Dia da Prevenção e Segurança no Trabalho. Em maio será trabalhado o tema da Imigração e a Segurança Social, remetendo para o Dia Mundial e Nacional da Segurança Social, integrando também este mês o lançamento e disseminação de uma nova edição OM – Boletins Estatísticos Digitais – que será dedicado ao tema. Já em junho, para marcar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, o mês será dedicado ao tema do acesso à Nacionalidade Portuguesa, lançando neste âmbito uma nova linha editorial da Coleção OM Imigração em Números - os Cadernos Estatísticos Temáticos - com um caderno dedicado aos números das concessões de nacionalidade portuguesa assinalando assim também os 10 anos da lei da nacionalidade aprovada em 2006. Julho corresponderá a um mês dedicado ao tema da Imigração e Demografia, remetendo para o Dia Mundial da População. Em agosto de 2017, assinalando a semana internacional dos migrantes, o OM dedicará atenção ao tema das Remessas dos Migrantes. Setembro, no âmbito do Dia Internacional da Democracia, será um mês em que o OM destacará o tema da Imigração e dos Direitos Políticos. Em outubro para assinalar o Dia Mundial e Europeu da Estatística o OM estará focado no lançamento e na disseminação dos resultados do novo Relatório anual da Imigração em Números. Novembro será dedicado aos Estudantes Imigrantes em Portugal, remetendo para o Dia Internacional do Estudante. Finalmente em dezembro de 2017 concluiremos o ano com a celebração dos 15 anos do Observatório nas Jornadas OM.

 

Será, pois, um ano recheado de novidades e razões para nos acompanhar! Contamos consigo!