5. Chamadas para Trabalhos Científicos na Área das Migrações

Imagem em Destaque
5. Chamadas para Trabalhos Científicos na Área das Migrações

Chamada para capítulos: “Education in the Borderlands: Promises, Utopias and Realities”

Decorre até dia 15 de outubro o período de chamada para artigos destinados ao livro “Education in the Borderlands: Promises, Utopias and Realities”, organizado por Anna-Leena Riitaoja, Etta Kralovec e Fred Dervin (Un. Helsínquia). Os interessados deverão submeter até esta data-limite um resumo de 300 palavras do texto que se propõem elaborar para este volume coletivo, a ser posteriormente editado pela chancela britânica Routledge. Para os organizadores do livro, o objetivo principal deste projeto editorial é caracterizar de forma abrangente e aprofundada o estado da arte relativo à investigação sobre educação – formal e informal – em territórios fronteiriços pelo mundo inteiro. Os autores podem submeter capítulos sobre qualquer grau ou nível de instrução, desde o pré-escolar até à educação de adultos, e as suas contribuições podem ser tanto de cariz empírico como de natureza teórica. Em caso de aprovação das suas propostas os autores deverão submeter as versões completas dos seus capítulos até 1 de maio de 2017. Mais informação pode ser encontrada aqui.

 

Chamada para artigos: Número temático de Transnational Social Review (“Racism and Transnationality”)

A revista Transnational Social Review, publicada pela editora britânica Routledge, agendou para setembro de 2017 um número especial dedicado ao tema do Racismo e Transnacionalismo. Este número será organizado por Caroline Schmitt (Johannes Gutenberg University Mainz), Linda L. Semu (McDaniel College Westminster) e Matthias D. Witte (Johannes Gutenberg University Mainz), e pretende refletir sobre as várias respostas aos recentes fluxos de migrantes e refugiados que envolvem dinâmicas sociais de racismo e discriminação racial nos países da Europa e da América do Norte. Os organizadores salientam quatro dimensões temáticas que poderão orientar as contribuições para esta edição da revista: “O Racismo Através das Fronteiras”, “Ambivalências num Mundo Transnacionalizado”, “Formas de Racismo em Redes Transnacionais” e “Ativismo Anti-Racista”. Os interessados deverão enviar resumos das suas propostas, que podem ser de natureza teórica ou refletir estudos empíricos sobre este tema, até ao dia 15 de outubro de 2016, estando a data limite para submissão da versão integral dos artigos agendada para 23 de fevereiro de 2017. Mais informações podem ser encontradas aqui.

 

Chamada para Artigos: Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana, dossier “Migrações, trabalho e direitos sociais”

A Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana (RIMHU), publicação semestral da unidade de investigação brasileira Centro Scalabrianiano de Estudos Migratórios, abriu um período de receção de propostas para artigos destinados ao seu número 49, a publicar em abril de 2017, que incluirá um dossier temático sobre “Migrações, trabalho e direitos sociais”. A comissão editorial da REMHU indica como possíveis tópicos a abordar dentro desta temática a inserção dos imigrantes no mercado de trabalho, a precarização, informalidade e exploração no trabalho, os direitos laborais e a imigração, as discriminações no mercado de trabalho, as dinâmicas de solidariedade e conflito entre trabalhadores autóctones e trabalhadores migrantes, entre outros. Os artigos (max. 45 mil carateres, incluindo espaços) devem ser escritos em português, italiano, inglês ou espanhol, e submetidos através do site da revista (após registo do utilizador) até ao dia 31 de janeiro de 2017. O número seguinte (50), de Agosto de 2017, incluirá um dossier sobre o tema “Dilemas éticos das migrações” (neste caso, a data para entrega dos artigos é 30 de maio de 2017). Mais informações podem ser encontradas aqui.

 

Chamada para Artigos: Número temático de Sociology (“Migration and Crisis in Europe”)

A British Sociological Association lançou uma chamada para artigos destinada a um número especial da sua revista Sociology, a sair em 2018 e dedicada ao tema “Migration and Crisis in Europe”. Para organizar este número, foram convidados os investigadores Nick Dines, Nicola Montagna e Elena Vacchell, da Middlesex University, no Reino Unido. Este número pretende lançar um olhar crítico sobre a relação entre o fenómeno migratório e as várias dimensões da crise na Europa nos últimos 10 anos, centrando a sua atenção nas questões das fronteiras, do trabalho e da reprodução social. Entre os tópicos mais relevantes incluem-se as respostas dos migrantes à crise europeia, as novas formas de mobilidade laboral, os conflitos de fronteira e os movimentos anti-imigração na Europa, as políticas humanitárias e/ou de securitização, e as restruturações do estado social decorrentes dos últimos fluxos migratórios. As propostas, cujo limite máximo é de 8000 palavras, deverão ser enviadas até 13 de março de 2017 através deste portal eletrónico de submissão de artigos. Mais informações podem ser encontradas aqui.

 

Chamada para artigos: International Migration

A revista bimestral International Migration, publicada pela Organização Internacional para as Migrações (OIM) em parceria com a Carleton University, lançou uma chamada para artigos destinados aos números a sair durante 2017. Esta publicação cobre todos as dimensões do fenómeno migratório e está aberta a contribuições de áreas do conhecimento tão diversas quanto a demografia, a economia, a sociologia, a geografia e as ciências políticas. Os editores destacam como alguns dos tópicos mais relevantes para o atual contexto da mobilidade humana os desafios que as últimas tendências de migração global representam para as políticas migratórias, a situação dos refugiados na região do Mediterrâneo, a gestão política das migrações por parte das autoridades locais, a migração laboral, a integração social, a migração irregular e a questão dos estudantes estrangeiros. Os interessados em contribuir devem submeter os seus artigos (máx. 7500 palavras) escritos em inglês através deste portal online. Mais informações podem ser encontradas aqui.