5. Próximos Eventos – Destaques

Imagem em Destaque
5. Próximos Eventos – Destaques

Entre os diversos encontros científicos programados para a segunda metade de 2016, destacamos aqui alguns dos que mais contribuem para aprofundar o conhecimento sobre as Migrações, tanto no contexto nacional quanto no internacional. Em Portugal, o primeiro congresso nacional da Rede de Ensino Superior para a Mediação Intercultural e o V Congresso Português de Demografia assumem especial relevância, enquanto a nível internacional se destaca mais uma edição da Conferência Internacional Metropolis, que desta feita se realiza na cidade japonesa de Aichi-Nagoya.

 

 

V Congresso Português de Demografia: “A Crise Demográfica: Um País em Extinção?”

6-7 Outubro de 2016, Lisboa

Está agendado para os dias 6 e 7 de Outubro de 2016 o V Congresso Português de Demografia, intitulado “A Crise Demográfica: Um País em Extinção?” e organizado pela Associação Portuguesa de Demografia em colaboração com o Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora (CIDEHUS). Esta edição procura explorar numa perspetiva interdisciplinar a crise demográfica que se vive em Portugal, caracterizada pelo acentuar da queda no número de nascimentos, pelo súbito crescimento da emigração, pela aceleração do processo de envelhecimento da população e contração da população em idade ativa. O congresso estrutura-se em torno de 11 áreas temáticas, entre as quais “Migrações e Migrações Forçadas: Portugal e a Europa”, coordenada por João Peixoto, José Carlos Marques e Lucinda Fonseca. Nesta área temática, os tópicos de destaque poderão incluir os imigrantes e a população estrangeira, as novas formas de emigração, as mobilidades e estruturas demográficas, ou a relação entre migrações e saúde, mercado de trabalho e sistema de ensino. Este Congresso conta com o apoio do Observatório das Migrações, estando prevista a intervenção da Coordenadora do OM com uma comunicação acerca de “Imigração e Demografia em Portugal: que relação?”. Mais informações acerca deste Congresso podem ser encontradas aqui.

 

 

Conferência “The Russian-Speaking Communities of Europe 2016 in a Fragmented Media Landscape”

13-14 Outubro de 2016, Helsínquia

A Cultura Foundation, uma instituição finlandesa promotora da cultura e língua russa, organiza na cidade Helsínquia uma conferência dedicada às comunidades russófonas espalhadas pela Europa, focando a utilização dos media por essas comunidades e o modo como ela influencia as questões da integração. Entre os oradores convidados destacam-se lga Bronnikova (Un. Grenoble), Olga Davydova-Minguet (Un. Finlândia Oriental), Polina Kliuchnikova (Universidade de Durham), Teemu Oivo (Un. Finlândia Oriental), Tiina Sotkasiira (Un. Finlândia Oriental), Mikko Villi (Un. Jyväskylä) e Dmitry Yagodin (Un. Tampere). O programa conta ainda com 3 workshops temáticos – 1) Russian Speaking Minorities in EU - Formation of Communities; 2) Media and Integration; e 3) Interplay between Traditional and Social Media in National and Transnational Framework. Mais informações podem ser encontradas aqui.

 

 

<h4>I Congresso Internacional da RESMI: Contextos e Desafios da Mediação Intercultural</h4>

I Congresso Internacional da RESMI: Contextos e Desafios da Mediação Intercultural

14-15 Outubro de 2016, Lisboa

A Rede de Ensino Superior para a Mediação Intercultural (RESMI), promovida pelo Alto Comissariado para as Migrações, e em parceria para este congresso com o Instituto Politécnico de Santarém e a Universidade Lusófona de Lisboa, e este Observatório das Migrações, organiza nos dias 14 e 15 de outubro de 2016 o seu primeiro congresso, subordinado ao tema “Contextos e Desafios da Mediação Intercultural”. O evento tem como objetivo explorar a interculturalidade a partir de uma perspetiva interdisciplinar e abordar, especificamente, os processos de mediação intercultural no que concerne os seus pressupostos, modelos, técnicas, procedimentos, resultados e boas práticas. O programa provisório, que pode ser consultado aqui, contempla dois painéis integrados (“Somos Todos Outros” e “Do Terreno à Mediação”), um conjunto de quatro workshops sobre diferentes modelos de integração, e duas séries de 4 painéis temáticos simultâneos.
Os interessados em participar como palestrante neste evento podem fazê-lo submetendo resumos das suas propostas para uma das quatro áreas temáticas em destaque:  Mediação Intercultural em Educação, Mediação Intercultural em Saúde, Mediação Intercultural no Território e Novos Desafios na Mediação Intercultural. Os resumos das conferências serão incluídos numa edição especial da revista da Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém, enquanto que uma seleção dos melhores artigos será publicada num número especial da Revista Migrações do Observatório das Migrações, dedicado ao tema da Mediação Intercultural. Mais informações podem ser encontradas aqui.

 

 

Conferência Internacional Metropolis 2016

24-28 Outubro 2016, Aichi-Nagoya

Estão já abertas as inscrições para a edição de 2016 da Conferência Internacional Metropolis, que se realizará na cidade japonesa de Aichi-Nagoya, entre 24 e 28 de outubro, em redor do conceito “Creating Trust through Wisdom on Migration and Integration”. A conferência Metropolis assinala assim o seu 20º aniversário, sendo esta edição a primeira a ser realizada na Ásia. Este ano, o evento articula-se através de um conjunto de sessões plenárias, workshops, visitas guiadas e atividades sociais, estando já confirmada a presença do principal orador convidado, William Lacy Swing (Diretor Geral da Organização Internacional para as Migrações). O programa contará com cerca de 75 workshops aprovados entre um conjunto de propostas da comunidade científica. Mais informações sobre a edição 2016 da conferência Metropolis podem ser encontradas aqui.

 

 

Conferência "Gendered Mobilities 2016"

25-26 Novembro 2016, Joensuu

A conferência Gendered Mobilities, que se realiza na Universidade da Finlândia Oriental (Campus de Joensuu) nos dias 25 e 26 de novembro de 2016, é uma iniciativa conjunta da Society for the Study of Ethnic Relations and International Migration (ETMU) e da Associação para os Estudos de Género da Finlândia (SUNS). Com esta iniciativa, os promotores do evento pretendem fomentar a reflexão sobre os significados do género e da sexualidade em diversos contextos de mobilidade, bem como debater as formas como a mobilidade, por sua vez, afeta a compreensão destes dois tópicos. Para tal, foi definido um conjunto de 29 workshops cuja lista pode ser consultada aqui. Os interessados em apresentar comunicações neste congresso devem enviar resumos das suas propostas (entre 250 e 300 palavras) até dia 30 de setembro, especificando o workshop em que pretendem participar e endereçando por email a sua proposta para o(s) coordenador(es) do respetivo workshop. Mais informações podem ser encontradas aqui.