6. Oportunidades para Investigadores

Imagem em Destaque
6. Oportunidades para Investigadores

Encontram-se ainda a decorrer alguns processos concursais e períodos de submissão de propostas para artigos/textos que merecem aqui o nosso destaque, reunidos sob o título abrangente de “Oportunidades para Investigadores”.

 

 

Concurso: Bolsas de Integração na Investigação Científica e Desenvolvimento (Centro de Estudos Interculturais – ISCAP/IPP)

Decorre até ao dia 25 de Julho de 2016 um concurso para 5 lugares de Bolseiro de Integração em centros e grupos de investigação para exercerem funções remuneradas durante quatro meses no Centro de Estudos Interculturais (CEI) do ISCAP-IPP, com início a 5 de Setembro de 2016. Este concurso destina-se a candidatos que, durante o período da concessão da bolsa sejam ou venham a ser alunos do Instituto Politécnico do Porto, em qualquer uma das suas licenciaturas ou mestrados. Entre as tarefas previstas para os bolseiros encontram-se o desenvolvimento de projectos individuais de investigação sobre temas da interculturalidade, a edição de publicações científicas para circulação internacional, o desenvolvimento de plataformas on-line de conteúdos científicos e bibliográficos, a organização de eventos científicos e a escrita de um relatório sobre as atividades desenvolvidas no âmbito da bolsa. As candidaturas deverão ser enviadas por email para este endereço, e dirigidas a Clara Sarmento, coordenadora do Centro de Estudos Interculturais. O edital completo deste concurso pode ser encontrado aqui.

 

Chamada para textos: “Migration Processes and Artistic Practices in Wartime: From the twentieth century to the present”

No âmbito da sua linha de investigação “Arte numa Perspetiva Global”, o CIEBA – Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes da Universidade de Lisboa abriu um período de chamada para textos destinados a um volume monográfico intitulado “Migration Processes and Artistic Practices in Wartime: From the twentieth century to the present”, e com publicação prevista para dezembro de 2016. Os autores interessados deverão enviar as suas propostas (20.000 e 40.000 carateres) até dia 31 de julho, focando preferencialmente os seguintes temas:
- A experiência direta da Guerra representada pelos artistas na sua obra
- Práticas artísticas ativistas em redor dos processos migratórios
- Migração e Transferência Cultural
- Manifestações estéticas de contextos e temas de guerra
- Migração e Arte: Estudos de Caso
Os textos devem ser enviados para este endereço de email, obedecendo às normas e regras estabelecidas no documento da chamada para textos. Mais informação sobre o projeto “Arte numa Perspetiva Global” pode ser encontrada aqui.

 

Concurso: 3 Bolsas de Doutoramento em Migrações (Universidade de Lisboa)

Decorre entre 15 de junho e 4 de setembro de 2016 o período de candidaturas a 3 bolsas para o Programa de Doutoramento em Migrações (DeMig) co-organizado pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT), Instituto de Ciências Sociais (ICS), Faculdade de Psicologia e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Este programa, coordenado por Maria Lucinda Fonseca (Centro de Estudos Geográficos do IGOT-UL), confere o grau de doutor nos ramos de conhecimento da Antropologia, Ciência Política, Educação, Geografia, História, Psicologia e Sociologia. Os interessados deverão apresentar a sua candidatura para frequência do Doutoramento em Migrações no ano letivo 2016/2017 através do respetivo boletim de candidatura disponível aqui e formalizar a candidatura à Bolsa de Doutoramento através de carta dirigida à Diretora do DeMig, declarando conhecimento e aceitação das condições e normas aplicáveis do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, IP. Mais informações relativas ao programa de Doutoramento em Migrações podem ser encontradas aqui, e o Edital do concurso para atribuição das 3 bolsas de Doutoramento está disponível neste link.

 

Chamada para Artigos: Número temático de Sociology, “Migration and Crisis in Europe”

A British Sociological Association lançou uma chamada para artigos destinada a um número especial da sua revista Sociology, a sair em 2018 e dedicada ao tema “Migration and Crisis in Europe”. Para organizar este número, foram convidados os investigadores Nick Dines, Nicola Montagna e Elena Vacchell, da Middlesex University, no Reino Unido. Este número pretende lançar um olhar crítico sobre a relação entre o fenómeno migratório e as várias dimensões da crise na Europa nos últimos 10 anos, centrando a sua atenção nas questões das fronteiras, do trabalho e da reprodução social. Entre os tópicos mais relevantes incluem-se as respostas dos migrantes à crise europeia, as novas formas de mobilidade laboral, os conflitos de fronteira e os movimentos anti-imigração na Europa, as políticas humanitárias e/ou de securitização, e as restruturações do estado social decorrentes dos últimos fluxos migratórios. As propostas, cujo limite máximo é de 8000 palavras, deverão ser enviadas até 13 de março de 2017 através deste portal eletrónico de submissão de artigos. Mais informações podem ser encontradas aqui.