A Atualidade de Refugiados em Portugal e na UE

Este mês de junho assinalou-se em todo o mundo o Dia Internacional do Refugiado, 20 de junho, tendo-se reconhecido em inúmeros contextos a coragem e a resistência de milhares de pessoas que têm sido forçadas a deixar as suas casa e os seus países por guerras, perseguições e violações generalizadas dos direitos humanos. O Observatório das Migrações (OM) também pretende assinalar o tema na agenda académica, incentivando designadamente o estudo acerca do fenómeno dos refugiados em Portugal à luz dos novos desafios que se colocam na atualidade migratória. Neste âmbito, esta newsletter de junho volta a refletir sobre o tema dos refugiados, incontornável na atualidade. Reconhecendo a grande dinâmica deste fluxo nos últimos meses, as mudanças e evolução dos mecanismos de resposta institucional ao nível europeu e em Portugal, este número procura fazer destaque aos mais recentes enquadramentos - concetuais, estatísticos, institucionais, legais e bibliográficos – para apoiar os investigadores e os demais interessados em aprofundar o estudo deste tema.

Este mês de junho de 2016 também ficou marcado pela alteração do regulamento do OM (disponível AQUI), por despacho da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, tendo em vista a ampliação da vocação e estrutura do Observatório, passando, designadamente, a dedicar-se também ao estudo dos refugiados. 

Finalmente esta newsletter conclui com alguns destaques de oportunidades relevantes para investigadores (e.g. bolsas de investigação, call para artigos e convites para conferências).

Mantenha-se em contacto connosco através do email om@acm.gov.pt e visite-nos em www.om.acm.gov.pt