Alexandre, Joana Dias

Joana Dias Alexandre licenciou-se em Psicologia pela Universidade de Coimbra, em 1999. Concluiu o mestrado em Psicologia Social e Organizacional pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, tendo desenvolvido a tese “Ciganos, Senhores e Galhardós: estudo sobre percepções e avaliações na infância”.
É investigadora na mesma instituição, no Departamento de Psicologia Social e das Organizações, sendo também membro do Centro de Investigação e Intervenção Social, onde se insere no grupo de investigação de “Processos grupais, cognição social e relações intergrupais” (GCRI).


Domínios de investigação
Exclusão Social, Psicologia Social.


Algumas publicações
Alexandre, J.D., Monteiro, M.B.; Waldzus, S. (2007). "More than comparing with majorities: The importance of alternative comparisons between children from different minority groups". International Journal of Psychology and Psychological Therapy, 7(3).

Alexandre, J. D.; Waldzus, S. (2006). "Quando o que vemos não é igual ao que percebemos – implicações para as relações entre grupos sociais". In O “Pseudo-arrastão” de Carcavelos: documentos. Lisboa: Alto Comissariado para a Imigração e o Diálogo Intercultural.

Alexandre, J. D.; Monteiro, M. B. (2003). "Gyspsy children - the impact of cognitive-emotional variables and of single and double identities in acculturation attitudes toward Portuguese society". In Ross, A. (Coord.), A Europe of Many Cultures: Proceedings of the Vth Conference of Childrens' Indentity and Citizenship in Europe Thematic Network. London: CICE.


Página institucional
https://ciencia.iscte-iul.pt/public/person/jcda


Endereço de e-mail
joana.alexandre @ iscte.pt