Apresentação de Originais

Princípios gerais da Revista MIGRAÇÕES:

1. A revista digital MIGRAÇÕES  publica textos originais que possam contribuir para a reflexão, concepção e/ou avaliação de políticas públicas em matéria de imigração. Os textos propostos podem ter a forma de artigos científicos, artigos de opinião, notas e recensões de livros da área da imigração. A revista pode publicar eventualmente, em alguns números temáticos, pesquisas bibliográficas e reportagens fotográficas.

2. Os textos enviados devem ser originais e não podem estar, à data da sua proposta à revista MIGRAÇÕES, em apreciação noutra publicação. Qualquer excepção deverá ser explicitamente indicada aquando da candidatura. Depois de publicados na Revista, os textos podem ser publicados sob qualquer outra forma desde que referenciada a primeira edição do texto.  

3. Os textos originais serão ordenados e apreciados, de forma anónima, quanto à sua pertinência no âmbito editorial da revista (previsto no ponto 1) pela Coordenação Editorial, uma Comissão Científica e/ou especialistas convidados pontualmente. Os resultados da apreciação serão comunicados aos autores. 

4. Compete aos autores a obtenção do copyright  sobre todos os materiais que não lhes pertençam: ilustrações, quadros, fotografias, etc.

5. Os materiais enviados para publicação não serão devolvidos e tornar-se-ão propriedade da revista.

 
Normas de envio de candidaturas:

6.  Proposta via e-mail [recomendada]: as candidaturas enviadas por e-mail serão apreciadas de forma mais rápida. Para o devido efeito deve guardar o seu texto em Word e enviá-lo como anexo (attachment) para migracoes@acm.gov.pt. Inclua informação com o seu nome e contactos na mensagem de e-mail. Além do texto integral, deve anexar uma folha de rosto com os dados pedidos no ponto 11.

7. Proposta em papel: envie um exemplar impresso do texto integral e uma versão em suporte digital (CD-Rom) para Revista MIGRAÇÕES  – ACM I.P., Rua Álvaro Coutinho n.º 14, 1150-025 Lisboa.


Normas de apresentação dos artigos:

8. Todos os artigos deverão ser acompanhados dos seguintes elementos: título do artigo, nome(s) do(s) autor(es), instituição a que pertence, morada completa, endereço de e-mail, telefone(s).

9. Os textos devem ser formatados a corpo 12, fonte Times New Roman, espaço 1,5. Não devem ser utilizados estilos nem formatações automáticas tais como numeração (numbering) e bolas/asteriscos (bullets).

10. Os artigos não poderão exceder os 60.000 caracteres (cerca de 30 páginas A4), incluindo espaços, notas e bibliografia. As recensões não poderão ultrapassar os 8.000 caracteres. 

11. Os autores devem enviar também – em português e inglês – um resumo do texto (800 caracteres, cerca de 10 linhas) e até seis palavras-chave.

12. As notas deverão ser incluídas no fim do texto (e não em rodapé) e antes das Referências Bibliográficas.

13. Relativamente às citações:

  • qualquer interrupção de citação deve vir assinalada com reticências dentro de parêntesis rectos [...]
  • citações curtas devem ser integradas no texto entre aspas.
  • citações longas (mais de 3 linhas) devem ser colocadas sem aspas, destacadas do texto principal, alinhadas à esquerda pelo parágrafo, fechadas pela pontuação do próprio trecho citado.

14. As palavras estrangeiras devem estar grafadas em itálico.

15. A bibliografia referenciada no texto deve seguir o seguinte estilo:
Autor, Ano: página. Por exemplo (Almeida, 2004: 63) ou (Martinez e Santos, 2005: 39). No caso de mais de dois autores, utiliza-se et al. (Rosa et al., 2004). 

16. As referências bibliográficas devem seguir as seguintes normas:

  • Livros 
    Apelido, Nome Próprio (data), Título, local: editora.
  •  Capítulos de Livro
    Apelido, Nome Próprio (data), “Título do capítulo”, Nome do Livro, local: editora, páginas.
  • Textos de Colectâneas 
    Apelido, Nome Próprio (data), “Título do texto”, in Nome Próprio e Apelido (org.), Nome do Livro, local: editora, páginas.
  • Artigos de Publicações Periódicas
    Apelido, Nome Próprio (data), “Título do Artigo”, Nome da Publicação Periódica, local: editora, páginas.
  • Textos em Suporte Digital 
    Às orientações acima descritas para os diferentes tipos de publicação deve ser acrescentada no final a seguinte referência: 
    Disponível em: http://www.etc (data da consulta: dd/mm/aa).


17. Citações de diferentes obras do mesmo autor, se publicadas no mesmo ano, devem ser distinguidas com letras (Lages, 1990a, 1990b)

18. Sempre que os textos propostos incluam quadros, gráficos e imagens, os autores devem fornecer uma cópia em formato Excel (quadros e gráficos) ou com extensão jpeg  ou tiff  (imagens).

 
Normas de números temáticos da Revista MIGRAÇÕES:

19.  Os números temáticos da Revista MIGRAÇÕES têm um coordenador científico convidado que, depois de apresentar uma proposta de índice preliminar do volume temático a aprovar pela coordenação editorial da revista, se responsabiliza pelos conteúdos e respectiva qualidade dos artigos inerentes. 

20.  Os números temáticos da Revista MIGRAÇÕES devem ser estruturados em três partes distintas: 

  • secção de investigação onde devem constar artigos científicos de inúmeros investigadores convidados pelo coordenador cientifico do número (entre 5 a 6 artigos, cada um não podendo exceder os 60.000 caracteres, incluindo espaços);
  • secção de exemplos de boas práticas, ligadas ao tema do número (cerca de 5 artigos, cada um não podendo exceder os 8.000 caracteres, incluindo espaços);
  • secção de artigos de opinião (2 ou 3 artigos, cada um não podendo ultrapassar os 5.000 caracteres, incluindo espaços).


21.  Cada número temático da Revista MIGRAÇÕES, para efeitos de publicação, não poderá exceder o total de 600.000 caracteres (com espaços incluídos).