25 Mai 2012

O Alto Comissariado para a Imigração e o Diálogo Intercultural (ACIDI, IP) e a Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) promovem, no dia 25 de Maio 2012, pelas 14h30, no Auditório 3 da FCG, a apresentação nacional dos resultados do projeto Immigrant Citizens Survey: assessing needs, evaluating policies and improving capacities. O projeto Immigrant Citizens Survey é fruto da coordenação da Fundação Rei Balduíno e do Migration Policy Institute (MPI), em parceria com diversas entidades europeias, entre as quais se conta o ACIDI, IP.

O estudo visou aferir a opinião dos imigrantes residentes em sete países europeus (Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Hungria, Itália e Portugal) em seis áreas-chave das políticas de integração: emprego, língua, participação cívica e política, reagrupamento familiar, residência de longa duração e nacionalidade.
No que toca à sessão de apresentação dos resultados, as palavras de abertura estarão a cargo do Secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Feliciano Barreiras Duarte, e da Administradora da Fundação Calouste Gulbenkian, Isabel Mota. Segue-se o primeiro painel da tarde, que consistirá na apresentação dados. Intervêm Jan Niessen (Migration Policy Group) e de Leonor Pereira da Costa (Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica, CESOP), com moderação da Alta-Comissária para a Imigração e o Diálogo Intercultural, Rosário Farmhouse.
Segue-se uma mesa redonda subordinada ao tópico: “avaliar as políticas de integração de imigrantes em Portugal: que recomendações?” Integram a mesa Nilza de Sena (Deputada à Assembleia da República pelo PSD e Conselheira da Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial), Paulo Mendes (Coordenador Plataforma das Estruturas Representativas das Comunidades Imigrantes em Portugal), Flora Silva (Presidente da Associação Olho Vivo) e Celeste Correia (Conselheira do Conselho Consultivo para os Assuntos da Imigração). Os comentários estarão a cargo de Lucinda Fonseca (Instituto de Gestão e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa) e de Roberto Carneiro (coordenador do Observatório da Imigração) e o moderador será Carlos Raleiras, Produtor do Programa Gente Como Nós do ACIDI na Antena 1. Por fim, às 18h15 decorre o lançamento da obra “Os Imigrantes e a Imigração aos olhos dos Portugueses” por parte de João António e Verónica Policarpo, investigadores do CESOP que coordenaram a realização do estudo.

O programa completo está disponível aqui. Um dos objetivos que subjaz a esta iniciativa é facilitar a discussão e a troca de pontos de vista entre decisores, representantes do campo associativo, investigadores e público em geral. Os interessados em participar podem confirmar a sua presença até 23 de Maio através de e-mail dirigido a seminarios@acidi.gov.pt ou, por via telefónica, pelo número 21 8106170.

A sessão será transmitida em direto, podendo ser seguida através do sítio do Observatório da Imigração.

Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa)
Imagem em Destaque