Apresentação do estudo "A segunda vaga de imigração brasileira para Portugal

31 Mar 2004

No próximo dia 31 de Março de 2004, a Casa do Brasil de Lisboa, o ACIME e o Observatório da Imigração organizam uma apresentação pública do estudo de opinião "A segunda vaga de imigração brasileira para Portugal". Este estudo foi realizado pela Casa do Brasil de Lisboa e insere-se no plano de actividades do Observatório da Imigração. 

Com o objectivo de aprofundar o conhecimento sobre as dinâmicas de acolhimento e integração dos imigrantes em Portugal, o Observatório da Imigração desenvolve a sua acção através de realização de estudos temáticos, sua discussão pública e posterior publicação.

O presente estudo aborda a população brasileira imigrante em Portugal que se enquadra numa segunda vaga de imigração, no período compreendido entre Janeiro de 1998 e Agosto de 2002, e que se encontra numa situação de autorização de permanência ou sem qualquer autorização: "Os imigrantes desta nova vaga apresentam, no seu conjunto, características sócio-económicas bastante diferenciadas dos imigrantes brasileiros que chegaram a Portugal até meados da década de 90. Até essa data, a imigração brasileira era constituída predominantemente por quadros superiores, profissionais liberais e empresários."

 

Para uma descrição mais detalhada do estudo consulte
http://www.oi.acidi.gov.pt/docs/pdf/Imigrantes%20Brasil.pdf 

 

31 de Março de 2004, 10.30h 
Casa do Brasil de Lisboa
Rua S. Pedro de Alcântara, 63 - 1º Dto., Lisboa

 

Confirmações: eventos@casadobrasildelisboa.rcts.pt ou fax 21 3472235

Casa do Brasil de Lisboa
Imagem em Destaque