Artigo: “Aprender com o Imigrante: A Produção Multi/Intercultural..."

O número 1 do volume 25 dos Cadernos CERU (Centro de Estudos Rurais e Urbanos), entidade que integra a Universidade de São Paulo, conta com um artigo da autoria de Marcelo Ennes intitulado “Aprender com o Imigrante: A Produção Multi/Intercultural da Diversidade em Portugal”. O trabalho que fundamenta este artigo foi desenvolvido em Lisboa durante um programa de pós-doutoramento, e centra-se na análise de 3 publicações produzidas e divulgadas no âmbito do II Plano de Integração de Imigrantes: “Estradas de ninguém ... mundo de todos”(2011), História vividas, histórias sentidas (2012) e "Histórias de vida: Um mundo em movimento" (2012). Com o objetivo de confrontar estas publicações com as ideias que têm norteado o debate sobre a multi e a interculturalidade, o autor aliou a pesquisa bibliográfica à análise de dados secundários publicados pela ONU e à observação de campo na cidade de Lisboa. O artigo encontra-se disponível neste link.