Bäckström, Bárbara

Bárbara Bäckström terminou em 1993 a sua licenciatura em Sociologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Universidade Nova de Lisboa), tendo realizado na mesma instituição o mestrado em Demografia Histórica e Cultural.
Entre 1996 e 1997, pós-graduou-se em Saúde Internacional no Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa onde, em 2006, concluiu o doutoramento no ramo de Saúde Internacional com a tese ”Saúde e Imigrantes: As Representações e as Práticas sobre a Saúde e a Doença na Comunidade Cabo-verdiana em Lisboa”. Actualmente é docente no Departamento de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Aberta.
 
Domínios de investigação
Demografia,  Sociologia da Saúde/ Antropologia da Saúde, Sociologia das Migrações.

Algumas publicações
Bäckström, B. (2009). Saúde e Imigrantes: As representações e as práticas sobre a saúde e a doença na comunidade cabo-verdiana em Lisboa,  Lisboa: Observatório da Imigração.
 
Bäckström B., Carvalho A., Inglês U. (2009). "A nova imigração e os problemas de saúde em Portugal - O Gabinete de Saúde do Cnai enquanto um observatório para o estudo da saúde dos migrantes em Portugal", Migrações, 4.

Bäckström B. "O fenómeno da imigração", Acção e Tratamentos, 5: pp. 9-10.

Bäckström B. (2002). "Imigrantes e Saúde" in SOS RACISMO (coord.)  A imigração em Portugal. Os movimentos humanos e culturais em Portugal. Lisboa: SOS Racismo.

Bäckström B, Ferrinho P. (1998) "Editorial: Fuga de Cérebros de Médicos Africanos". Acta Médica Portuguesa.

Página institucional
http://www.univ-ab.pt/disciplinas/dcsp/pagina_dcsp/bbackstrom.html

Endereço de e-mail
barbarab @ univ-ab.pt