Bruxelas Publica Manual de Integração de Imigrantes

Bruxelas Publica Manual de Integração de Imigrantes

Quinta-feira, 11 de Novembro de 2004, Jornal Público 


A Comissão Europeia publicou ontem um manual europeu de integração de imigrantes, que reune as melhores práticas nesta matéria dos 25 Estados-membros da União Europeia. 

O manual tem por objectivo promover "a troca de experiências" neste domínio, como sejam o currículo dos cursos de introdução ao país de acolhimento ou o apoio à formação profissional ou à participação na vida cívica e política.

Como exemplo, surge a cidade de Gand, na Bélgica, onde funciona um programa de 1200 horas de aprendizagem de flamengo e 75 horas de módulos de orientação social em diferentes línguas, versando questões práticas e administrativas. Em Frankfurt, por sua vez, existem sessões de 600 horas, precedidas de 40 horas de orientação na cidade, incluindo uma visita à administração municipal.

O documento recomenda ainda que seja concedido a todos os imigrantes o direito de voto a nível local e que sejam minimizados os obstáculos ao seu exercício. O manual, que se destina aos decisores locais, regionais e nacionais, foi ontem enviado aos ministros com a pasta da imigração dos 25 Estados-membros da União Europeia, durante uma conferência sobre integração de imigrantes em Groningen, na Holanda.

 

Notícia publicada no Jornal Público, http://www.publico.pt