Cabral, Alcinda

Doutorada em Antropologia Social pela Universidade de Santiago de Compostela, Alcinda Cabral é professora e investigadora do Centro de Estudos Culturais, da Linguagem e do Comportamento e do Centro de Estudos de Antropologia Aplicada da Universidade Fernando Pessoa, no Porto. Foi investigadora responsável pelo projecto: “Imigrantes marroquinos na venda ambulante: um estudo sobre negociação de identidades” e é membro da redacção da revista Antropológicas.


Domínio de investigação
Antropologia linguística, comunicação intercultural, migrações


Algumas publicações
Cabral, A. & Ferreira, M. (2009), "As Associações de Imigrantes Brasileiros: Espaço de e para a Cidadania", Antropológicas, 11, pp. 81-92.

Cabral, A. (org.) (2007). Marroquinos na Venda Ambulante. Porto: Edições UFP.

Cabral, A. (2007). "As associações de imigrantes brasileiros em Portugal como meio de aquisição de direitos". Em T. Toldy, C. T. Ramos, P. V. Maior, e S. Lira (orgs.), Cidadania(s): Discursos e Práticas. Porto: Edições UFP.

Cabral, A. & Vieira X. (2007). "Políticas integrativas e conceitos ligados às migrações". Antropológicas, 10, 369-407.

Cabral, A. (Ed.) (2003). Imigração Marroquina. Porto: Edições UFP.

Cabral, A. (2002). (Re)Visão das Ditaduras Europeias da Segunda Metade do Séc. XX. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa.

Cabral, A. (2000). Entre o Multicultural e o Intercultural - Portugueses em França. Porto: Edições UFP.

Cabral, A. (2000). "A Presença Tunisina em Portugal". Antropológicas, 4, 55-73.

Cabral, A. (1997). "Cultura, culturas, interculturalidade". Revista da UFP. 187-195. Porto: Universidade Fernando Pessoa.


Página institucional
http://homepage.ufp.pt/acabral/


E-mail
acabral @ ufp.pt