Cardoso, Kátia

Katia Cardoso licenciou-se em 1999 em Relações Internacionais pela Universidade de Coimbra com a tese intitulada: “Condicionalidade Política: Cabo Verde: um “aluno” aplicado?”. No ano de 2004 concluiu o seu mestrado em Estudos Africanos, pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa com o tema referente à “Diáspora: A (Décima) Primeira Ilha de Cabo Verde. A Relação entre a Emigração e a Política Externa Cabo-Verdiana”. Entre 2006 e 2008, foi membro do Centro de Estudos Cabo-verdianos. Actualmente, frequenta o doutoramento em Pós-colonialismos e Cidadania Global, pelo Centro de Estudos Sociais/Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra, e desempenha o cargo de investigadora no Núcleo de Estudos para a Paz do Centro de Estudos Socias.


Domínios de investigação
Estudos Africanos, Relações Internacionais, Diáspora Cabo-verdiana
Política Externa Cabo-verdiana, Jovens em África, Pós-colonialismos, Violência colectiva, Violência urbana


Algumas publicações
Pureza, José Manuel ; Roque, Sílvia; Cardoso, Katia (orgs.) (2012), Jovens e trajetórias de violências. Os casos de Bissau e da Praia. Coimbra: CES/Almedina.

Cardoso, Katia; Roque, Sílvia (2013), "Entre a marginalização e a securitização: jovens e violências em Cabo Verde e na Guiné-Bissau", Revista Cabo-verdiana de Ciências Sociais, 1, 1, 61-84.

Cardoso, K. (2010), "O que há de global na violência colectiva juvenil na cidade da Praia? Algumas pistas iniciais de reflexão", Revista de Estudos Cabo-Verdianos, 3, pp. 7-21.

Cardoso, K. (2008), "A diáspora ao serviço do desenvolvimento: os pontos de contacto entre a emigração e a política externa cabo-verdiana", in P. Góis (org.), Comunidade(s) Cabo-Verdiana(s): As múltiplas faces da imigração cabo-verdiana. Lisboa: ACIDI, I.P., 193-206.

Cardoso, K. (2005), "A relación entre a emigración e a política externa cabo-verdiana", Tempo Exterior, 11, xullo- decembro, 43-68.


Página institucional
http://www.ces.uc.pt/investigadores/cv/katia_cardoso.php


Endereço de e-mail
katia @ ces.uc.pt