Carvalho, Francisco Avelino

Francisco Avelino Carvalho detém uma pós-graduação em ‘Migrações, Minorias Étnicas e Transnacionalismo’ pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH-UNL).  Bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia, frequenta o programa de doutoramento em Sociologia e Economia Históricas pela FCSH-UNL, desenvolvendo uma tese intitulada Integração de filhos de emigrates caboverdeanos em Portugal, na Holanda e nos Estados Unidos. É investigador no Centro de Estudos de Sociologia da FCSH-UNL e coopera também, a nível internacional, com os centros de investigação IMISCOE e METROPOLIS.

 

Algumas publicações
Carvalho, F.A. (2008). “Filhos de imigrantes Caboverdeanos em Portugal: a questão identitária”, Travessias – Revista de Ciências Sociais e Humanas, n.º 9, pp. 133-156.

Carvalho, F.A. (2007). “Segunda geração e crise de identidade. Breve discussão de conceitos”, in A juventude e a Promoção da Cultura de Investigação. Actas do I Encontro de Jovens Investigadores Caboverdeanos, Associação de Jovens Investigadores Caboverdeanos, Lisboa: AJIC.

Carvalho, F.A.  e N. Domingues (2007). “Segunda geração de imigrantes lusófonos subsarianos e a oferta cultural de Lisboa”, Actas do II Encontro Internacional: Migrantes Subsarianos na Europa, SociNova/Migrações: Odivelas.

Carvalho, F.A. (2007). “Segunda geração e crise de identidade. Breve discussão de conceitos”, Revista de Estudos Caboverdeanos, nº 1, pp. 176-175.

Carvalho, F.A. (2006). “O lugar dos Negros na imagem de Lisboa”, Sociologia – Problemas e Práticas, 52, pp. 87-108.

Carvalho, F.A. (2005). "Filhos de imigrantes Caboverdeanos em Portugal: a questão identitária", Working Paper, Lisboa: SociNova/Migrações.


Página institucional
http://www.cesnova.com/index.php?option=com_content&view=article&id=123%3Afrancisco-avelino-de-carvalho-&catid=51%3Ainvestigadores&Itemid=83&lang=pt