Carvalho, Luísa Ramos de

Luísa Ramos de Carvalho concluiu a sua licenciatura em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. No ano de 1995 terminou o seu Mestrado em Ciências da Educação na especialidade de Educação e Desenvolvimento pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa com a tese intitulada “O estudo do pensamento dos pais sobre educação e desenvolvimento dos seus filhos - um estudo sobre a variabilidade das ideias”. Em 2009, concluiu o seu doutoramento pelo ISCTE com a dissertação "Identidade étnica e estratégias de aculturação em contextos multiculturais: estudos com crianças e agentes socializadores". Atualmente é Membro do Conselho Pedagógico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.


Domínios de investigação
Socialização das crianças pertencentes a minorias étnicas;  Relação escola – família.


Algumas publicações
Carvalho, L.R., C. Mouro, J. António, M. B. Monteiro (2002). “Crenças dos Educadores sobre Infância, Aprendizagem e Escolarização de Crianças em Contextos Escolares Multiétnicos”, Psicologia, XVI, (2) ,325-350.

Carvalho, L.R. (1997). “The role of Pre-School Education in the promotion of equal opportunities for boys and girls”, in The role of families in the promotion of equal opportunities for boys and girls: the implications for teacher education. Series on Equal Opportunities and teacher Education in Europe (vol.5), ATEE.

Carvalho, L.R. (1996).  “A variabilidade das ideias das mães sobre educação e desenvolvimento dos seus filhos”, in M.B. Monteiro e P. Castro (org.) O que pensam os pais sobre educação e desenvolvimento dos filhos, Oeiras: Edições Celta.


Página institucional
http://arquivo.ese.ips.pt/ese/docentes/biogdocente/ceduc/fblrcarvalho.asp


Endereço de e-mail
lcarvalho @ ese.ips.pt