Casa-Nova, Maria José

Maria José Casa-Nova obteve em 2000 o Mestrado em Ciências da Educação na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação de Universidade do Porto com a tese “Etnicidade, género e escolaridade: estudo preliminar em torno da socialização do género feminino numa comunidade cigana de um bairro periférico da cidade do Porto”.


Domínios de investigação
Cultura; Comunicação e Imaginário


Algumas publicações
Casa-Nova, M.J. (2007). “A relação dos ciganos com a escola pública: Contributos para a compreensão sociológica de um problema complexo e multidimensional”. In P. Silva (Org.), Escola, famílias e lares: Um caleidoscópio de olhares, (pp. 153-178). Porto: Profedições.

Casa-Nova, M.J. (2006). "A relação dos ciganos com a escola pública: contributos para a compreensão sociológica de um problema complexo e multidimensional". Interacções, 2, 155-182.

Casa-Nova, M.J (2005). “(I)migrantes, diversidades e desigualdades no sistema educativo português: balanço e perspectivas”. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 13(47), 181-216.

Cortesão, L.; Stoer, S., Casa-Nova, M.J.; Trindade, R. (2005). Pontes para outras viagens: escola e comunidade cigana: representações recíprocas. Porto: Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas.

Casa-Nova, M.J. (2002). Etnicidade, género e escolaridade: estudo em torno das socializações familiares de género numa comunidade cigana da cidade do Porto. Lisboa: Ministério da Educação, Instituto de Inovação Educacional.