Castro, Leonor

Leonor Castro é licenciada em Sociologia (2006) pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) e mestre em Ciências da Educação (2010) pelo mesmo estabelecimento de ensino, tendo defendido uma tese intitulada “Estratégias de integração escolar e social: famílias de origem ucraniana em Portugal”. Integrou vários projetos de investigação entre os quais “Escolas que fazem melhor: o sucesso escolar dos alunos descendentes de imigrantes na escola básica” (2012-1024) e “(In)sucesso escolar dos descendentes de imigrantes – Origens nacionais e condições sociais e escolares na escola básica portuguesa” (2009-2010).

 

Domínios de investigação
Educação, Migrações, Desempenho escolar

 

Algumas publicações
Seabra, Teresa, Inês Baptista e Leonor Castro (2013), Escolas que fazem melhor: o sucesso escolar dos alunos descendentes de imigrantes da escola básica, Relatório intermédio de projeto, Lisboa, FCT

 

Seabra, Teresa, Patrícia Ávila e Leonor Castro (2013), "Imigração e condições sociais no desempenho escolar: resultados das provas de aferição em alunos da AML", in Veloso, Luísa e Pedro Abrantes (orgs.), Sucesso Escolar: da compreensão do fenómeno às estratégias para o alcançar, Lisboa, Editora Mundos Sociais, pp. 207-229

 

Castro, Leonor (2012), Estratégias de integração escolar e social: famílias de origem ucraniana em Portugal, Dissertação de Mestrado em Educação e Sociedade, ISCTE-IUL, Lisboa

 

Seabra, Teresa, Ana Figueiredo, Leonor D. Castro e Mafalda Gomes (2012), Relatório de Avaliação: estudo sobre o impacto das Turmas com percursos curriculares alternativos no ensino básico e dos planos de recuperação, acompanhamento e desenvolvimento no sucesso escolar, Lisboa, MEC/D.Geral Educação.

 

Seabra, Teresa, Leonor Castro, Mafalda Gomes e Ana Figueiredo (2011), Avaliação do impacto das Turmas PCA e do Despacho 50, Relatório Final, CIES-IUL

 

Seabra, Teresa (coord.), Patrícia Ávila, Vera Henriques, Leonor Castro, Elisabete Rodrigues e Sandra Mateus (2010), (In)sucesso escolar dos descendentes de imigrantes – Origens nacionais e condições sociais e escolares na escola básica portuguesa (Relatório Final), Lisboa, CIES-IUL, p. 74

 

Página institucional
http://www.cies.iscte.pt/investigadores/ficha_completa.jsp?pkid=385&subarea=todos


Email
leonorduartecastro@gmail.com
Leonor_duarte_castro@iscte.pt