Cidra, Rui

Rui Cidra concluiu, em 1999, a licenciatura em Antropologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL), com a realização da tese "Representar o hip-hop: o papel do rap na formação de identidades e novas práticas culturais na Área Metropolitana de Lisboa". Em 2011 obteve o doutoramento em Antropologia das Migrações, Etnicidade e Transnacionalismo na FCSH-UNL a dissertação Música, Poder e Diáspora. Uma Etnografia e História entre Santiago, Cabo Verde, e Portugal, sob orientação da Professora Salwa El-Shawan Castelo-Branco. Desenvolveu actividade docente no Instituto Politécnico de Lisboa, na Universidade Autónoma de Lisboa e na FCSH-UNL. Actualmente, integra o Grupo de Investigação do Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança, centrando os seus interesses sobretudo nas áreas da Etnomusicologia e dos estudos de Música Popular.


Domínios de investigação
Música e Poder na África Lusófona e na Europa; Cabo Verde; Identidades Crioulas; Diáspora e Transnacionalismo; Raça, Género e Nação.


Algumas publicações
Cidra, R. (2010) Sessenta textos para a Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX, com coordenação da Professora Salwa Castelo-Branco (Lisboa: Círculo de Leitores, Temas e Debates), incluindo “Música e Migração”, “Música de Cabo Verde em Portugal”, “Morna”, “Coladeira” (ambas com Jorge Castro Ribeiro) e “Hip-hop”.

Cidra, R. (2008) “Cape Verdean Migration, Music Recording and Performance”, in Batalha, Luís e Jorgen Carling (orgs.) Transnational Archipelago. Perspectives on Cape Verdean Migration and Diaspora. Amesterdão: University of Amsterdam Press.

Cidra, R. (2002). “‘Ser real’: o rap na construção de identidades na Área Metropolitana de Lisboa”, Ethnologia, 12-14: 189-222.


Página institucional
http://www2.fcsh.unl.pt/inet/researchers/rcidra/page.html


E-mail:
ruicidra@yahoo.com