Cosmopolitan Language of the State: Post-national Citizenship and Integration

Imagem em Destaque

O último número do European Journal of Social Theory inclui o artigo “The cosmopolitan language of the state: post-national citizenship and the integration of non-nationals”, de Isabel Estrada Carvalhais, professora e investigadora da Secção de Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade do Minho. A partir de uma abordagem sobre os limites de uma concepção que coloca a ênfase na relação entre cidadania e nacionalidade, no presente artigo a autora desenvolve uma reflexão em torno do conceito de cidadania pós-nacional e dos termos do debate convocado por uma superação do paradigma nacional: Em que medida a cidadania pós-nacional ao nível do Estado distingue-se das políticas de integração que pressupõem o acesso à cidadania através do processo de naturalização? 

Em que medida se distingue dos direitos políticos concedidos a não-nacionais na maioria das sociedades pós-industriais? Por que razão a concepção de uma cidadania social doméstica é insuficiente para o paradigma da pós-nacionalidade? Em que medida a cidadania pós-nacional é compatível com o cosmopolitismo e como poderia este cumprir-se no contexto do Estado? Estas são as principais questões levantadas pela autora e que estruturam o presente artigo. Isabel Estrada Carvalhais organizou em Junho de 2007 um Seminário dedicado ao tema "Promoting Integration through Civic Integration Programmes and Nationality Policies" e encontra-se actualmente a organizar uma colectânea com o título Citizenship in Contemporary Political Terms.

 

The cosmopolitan language of the State: post-national citizenship and the integration of non-nationals 
Isabel Estrada Carvalhais

Resumo

“This article looks at the cosmopolitan potential of post-national citizenship working at the state level. The article stresses the idea of post-national citizenship as capable of translating cosmopolitan language into one that can be developed within the state–society relationship. To this end, four questions designed to clarify this relationship are raised.”

Informação disponível em http://est.sagepub.com/content/vol10/issue1/

 

Norface Seminar: Promoting Integration through Civic Integration and Nationality

No âmbito do Ciclo de Seminários Norface "Challenges of Immigration in Smaller European Countries" - uma iniciativa que reúne uma rede interdisciplinar de investigadores da Irlanda, Portugal, Dinamarca, Holanda, Noruega, Reino Unido e Alemanha - em Junho de 2007 realizou-se em Braga um Seminário dedicado ao tema "Promoting Integration through Civic Integration Programmes and Nationality Policies", organizado por Isabel Estrada Carvalhais. Lei da Nacionalidade, integração cívica, o papel do associativismo imigrante na integração cívica e política, direitos políticos de residentes não-nacionais, integração através da educação e políticas de integração cívica na Europa Ocidental foram algumas das questões em debate nesta iniciativa.