Costa, Paulo Manuel

Paulo Manuel Costa terminou, em 1992, a licenciatura em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. No ano 2000 concluiu, na mesma instituição, a pós-graduação em Ciências Políticas e Internacionais e, no ano de 2003, o mestrado em Ciência Política, pela Universidade Lusófona. Obteve o doutoramento na Universidade Aberta, com Especialidade de Ciência Política, onde apresentou um projecto de investigação subordinado ao tema “Comunidade, coesão social e múltiplas pertenças em sociedades multiculturais – O caso português”, publicado pela mesma universidade em 2010, e passsou a professor associado. No ano lectivo de 2013/14 foi vice-coordenador do curso de pós-graduação em Políticas de Igualdade e de Inclusão e da licenciatura em Ciências Sociais.
É também investigador no Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais - CEMRI.


Domínios de investigação
Migrações, Racismo/anti-racismo, Ciência Política, Cooperação e Desenvolvimento


Algumas publicações
Costa, P. M. (2012). Comunidade Política, Imigração e Coesão Social: o caso português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Costa, P. M. (2006). "A legislação de estrangeiros em Portugal: a situação dos cidadãos brasileiros", in Machado, I.R. (org.), Um mar de identidades: A imigração brasileira em Portugal, São Paulo: Edufscar, pp. 81-102.

Costa, P. M. (2005). Políticas de imigração e as novas dinâmicas de cidadania em Portugal, Lisboa: Instituto Piaget.

Costa, P. M. (2005). “Legislação”, in Peixoto, J. et al, O Tráfico de Migrantes em Portugal: Perspectivas Sociológicas, Jurídicas e Políticas, Alto-Comissariado para a Imigração e as Minorias Étnicas, Lisboa: ACIME, pp. 69-103.

Costa, P. M. (2004). "Tráfico de pessoas – Algumas considerações legais", Socius working papers, n.º 8/2004, Socius – ISEG/UTL.

Costa, P. M. (2003). "A participação dos imigrantes no desenvolvimento dos países de origem", in Lopes, A,F. (Coord.) A Europa, o Desafio Demográfico e o Espaço de Liberdade, Segurança e Justiça, Lisboa: Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, pp. 149-153.

Costa, P. M. (2001), "Evolução da Reforma da Administração de Estrangeiros e Fronteiras", Revista de Administração e Políticas Públicas, II(2), pp. 126-140.

Costa, P. M. (2000). "A protecção dos estrangeiros pela Convenção Europeia dos Direitos do Homem perante processos de asilo, expulsão e extradição – a jurisprudência do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem", Revista da Ordem dos Advogados, 60, pp. 497-541.

Costa, P. M. (2000). "A participação dos portugueses não residentes e dos estrangeiros residentes nas eleições portuguesas", in Boletim de Documentação e Direito Comparado, n.º 81/82, pp. 179-216.

Costa, P. M. (1999). Regime Jurídico de Entrada e Permanência de Estrangeiros – Anotado e Comentado, Lisboa: Editora Rei dos Livros.


Página institucional
http://www.pmcosta.co.pt/
http://www.univab.pt/disciplinas/dcsp/pagina_dcsp/paulo_costa.html


Endereço de e-mail
pmcosta @ univ-ab.pt