Dias, Nuno

Nuno Dias doutorou-se em 2009 no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa com a dissertação: "Remigraçao e Etnicidade: mobilidade Hindu no Transito Colonial Entre a África de Leste e a Europa". Foi visiting scholar na Universidade de Manchester (Reino Unido) e é membro dos corpos docentes da Escola Superior de Arte e Design do Instituto Politécnico de Leiria, do Mestrado em Migrações, Minorias Étnicas e Transnacionalismo, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Desde 2010 é bolseiro de Pós-Doutoramento no DINAMIA-CET, Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território do ISCTE-IUL e professor auxiliar convidado na mesma instituição. 
Integra a rede Europeia de Excelência IMISCOE (International Migration, Integration and Social Cohesion in Europe) e exerceu a coordenação técnica da série de publicações do SociNova – Gabinete de Investigação em Sociologia Aplicada da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Algumas publicações
Dias, N. (2013). "Remigrar e retornar. História e estado na arquitectura das etnicidades pós-coloniais em Portugal", CIDADES, Comunidades e Territórios, 27.

Dias, B.P.; Dias, N. (org.) (2012). Imigração e Racismo em Portugal: O Lugar do Outro. Lisboa: Edições 70.

Dias, N. (2010). Género, mobilidades e serviço doméstico: Números e tendências da imigração feminina em Portugal. Lisboa: DINÂMIA, 2010. (Dinâmia Working Paper, 2010/06).

Dias, N. (2010). “Introduction to a study in comparative inter-ethnic relations: the cases of Portugal and England” in Westin, C. et al. (Coord.) Identity Processes and Dynamics in Multi-ethnic Europe, Amsterdam: Amsterdam University Press.

Dias, N. (2009). "O que significa ser étnico? Uma revisão do conceito de empresarialidade étnica a partir das experiências empresariais entre hindus em Portugal", Migrações, 4.

Marques, M.; Dias, N. (2008). “Immigrant entrepreneurs in Lisbon: from diversity to Lusophony?”, International Journal of Business and Globalization, 2(4): pp. 403-418.


Página institucional
http://www.fcsh.unl.pt/faculdade/docentes/dnmf


E-mail
nunodias @ fcsh.unl.pt