Diversidade Cultural e Diálogo Intercultural

Para assinalar o dia 21 de maio, Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, proclamado pela Assembleia Geral da ONU em 2002 em comemoração da aprovação da Declaração Universal da UNESCO sobre a Diversidade Cultural, o OM dedica esta newsletter ao tema da diversidade cultural e do diálogo intercultural.

A declaração da UNESCO estipula que a diversidade cultural é um património comum da humanidade, representando uma oportunidade para se aprofundar a compreensão e a riqueza na diferença e o respeito pelo outro. Com este mote, procuramos nesta newsletter destacar alguns dos contributos deste Observatório para o melhor conhecimento da diversidade cultural em Portugal, nomeadamente elencando algumas das obras das suas várias linhas editoriais e, em particular, os livros da Coleção Portugal Intercultural que mostram, a partir de marcas históricas, a presença e cruzamento de povos e culturas na identidade portuguesa. Neste número são feitos ainda dois brevíssimos enquadramentos a dois temas fundamentais e adjacentes a esta temática: (1) a interculturalidade na educação em Portugal, e (2) o Diálogo Inter-Religioso e a Diversidade Religiosa.

Sem pretensão de exaustividade, nesta newsletter destacamos ainda algumas referências bibliográficas relevantes acerca do tema, deixando uma vez mais o apelo a todos os interessados que partilhem connosco novidades académicas através do email om@acm.gov.pt ou migracoes@acm.gov.pt.

Estes e outros conteúdos poderão ser consultados no Centro de Documentação do ACM, I.P. que promove até dia 27 de maio uma semana temática acerca da Diversidade e o Diálogo Intercultural, orientando o seu acervo documental e estatístico para os interessados em aprofundar a compreensão e o conhecimento sobre a Diversidade Cultural.

Mantenha-se em contacto connosco e visite-nos em www.om.acm.gov.pt