24 Jul 2017 - 26 Jul 2017

O Centro de Investigação em Ciências Políticas da Universidade do Minho promove nos dias 24, 25 e 26 de julho uma escola de verão subordinada ao tema da gestão das migrações na Europa e intitulada “Migrants and Refugees at the Crossroads of the EU Crisis: Managing (Ir)reconcilable Practices?”. O programa deste curso articula três eixos temáticos centrais com exercícios práticos na forma de debates e simulações. Os 3 tópicos estruturadores do plano de estudos são a gestão dos fluxos migratórios pela UE e seus países-membros, as questões da gestão de segurança no espaço europeu, e a emergência de fenómenos relacionados com a xenofobia e o racismo.

Entre os investigadores e especialistas que vão contribuir para esta escola de verão contam-se Fidéle Mutwarasibo (Comissão para os Direitos Humanos e Igualdade da Irlanda), Pedro Calado (Alto Comissário para as Migrações), Samir Nair (Centro Mediterráneo Andalusi), Raul Hernández Sagrera (Comissão Europeia) e Isabel Estrada Carvalhais (Universidade do Minho). A diretora do Observatório das Migrações, Catarina Reis Oliveira, apresentará "Portugal Migration in Figures: Myths and Facts" na manhã do segundo dia (25 julho) desta escola de verão. O período de inscrições já está aberto e prolonga-se até dia 15 de junho.

 
As sessões desta Escola de Verão abordarão temas como:

- A avaliação da gestão da crise de refugiados pela Europa
- As políticas de asilo da UE e o Sistema de Dublin
- A relação entre os Direitos Humanos e as necessidades de segurança da UE
- Refugiados e migrantes em Portugal: leis, políticas e estatísticas
- Perspetivas comparadas: O acolhimento de refugiados na perspetiva da experiência Irlandesa e da experiência Portuguesa.


O programa definitivo já se encontra disponível neste endereço. Mais informações podem ser encontradas aqui.

Imagem em Destaque