Estratégias empresariais de origem imigrante em Portugal

Imagem em Destaque

O último número da Revista Sociologia, Problemas e Práticas inclui um artigo sobre estratégias empresariais de origem imigrante em Portugal (cabo-verdiana, chinesa e indiana), de Catarina Reis de Oliveira,  co-coordenadora da Rede Europeia Ethnic Minority Entrepreneurs. Disponibiliza-se aqui o resumo deste artigo.

 

 

Sociologia, Problemas e Práticas, N.º 45
Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES/ISCTE)

"Estratégias empresariais de origem imigrante em Portugal: oportunidades étnicas e estruturais e recursos pessoais"
Catarina Reis de Oliveira

Resumo
"No passado acreditou-se que os empregos em empresas de imigrantes eram equivalentes ao segmento inferior do mercado de trabalho das sociedades de acolhimento, e que diminuíam as possibilidades de mobilidade social futura. Porém, estudos recentes mostraram que esse não é o caso. Empregos em empresas de co-étnicos podem ser o melhor modo de aceder a posições de supervisão ou liderança e de adquirir o capital necessário para o desenvolvimento de negócios próprios. Com o intuito de explorar essas novas estratégias de integração económica no mercado português, introduzidas pelos imigrantes e seus descendentes, realizou-se um inquérito por questionário a empresários de origem cabo-verdiana, chinesa e indiana."

Palavras-chave: Imigração, estratégias empresariais, oportunidades étnicas, recursos pessoais.

 

Mais informações sobre este número da Revista Sociologia, Problemas e Práticas disponíveis em http://sociologiapp.iscte.pt/index.jsp?revista=45


Nota: A autora desenvolveu o estudo "Estratégias Empresariais de Imigrantes em Portugal" no âmbito do Plano de Estudos do Observatório da Imigração, publicado na Colecção Estudos e Documentos do Observatório da Imigração e disponível aqui.