16 Dez 2010 - 17 Dez 2010

O Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural - ACIDI, IP organiza o Fórum Internacional “Integração de Imigrantes”,  promovido no âmbito das celebrações do Dia Internacional do Migrante, que terá lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, nos dias 16 e 17 de Dezembro de 2010. No quadro desta iniciativa serão lançadas e discutidas cinco novas publicações do Observatório da Imigração, acerca de imigrantes idosos, imigração e sinistralidade laboral, imigração e saúde, imigração e género e imigração e justiça penal.
O Fórum visa promover o debate e a reflexão em torno da integração dos imigrantes, mobilizando o diálogo entre investigadores, decisores políticos, representantes de organizações da sociedade civil, contando, ainda, com a presença de especialistas internacionais desta área.

Integra quatro sessões plenárias – a monitorização internacional das políticas de integração de imigrantes; a promoção do diálogo intercultural; os desafios para o poder local da integração dos imigrantes e a reciprocidade e a participação política dos imigrantes – nas quais participarão especialistas nacionais e internacionais como o Coordenador da Rede de Excelência IMISCOE, Rinus Penninx, e altos representantes da Organização das Nações Unidas, da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico, da Organização Internacional para as Migrações, do Migration Policy Group e do European Institute for Comparative Cultural Research, entre outras instituições de referência.

Serão ainda lançadas e discutidas 5 novas publicações do Observatório da Imigração sobre os seguintes temas: imigrantes idosos, imigração e sinistralidade laboral, imigração e saúde, imigração e género e imigração e justiça penal. O Fórum encerrará com a entrega dos Prémios da Plataforma Imigração.

Consulte, para mais informações, o programa e o convite para o Fórum. As confirmações de presença deverão ser feitas através do e-mail seminarios@acidi.gov.pt ou do telefone 21 810 61 70, até ao dia 14 de Dezembro.

Iniciativa organizada com o apoio de

QREN

POPH

Fundo Social Europeu

Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa)
Imagem em Destaque