06 Abr 2009

No âmbito das actividades do Observatório da Imigração no próximo dia 6 de Abril de 2009 o Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI) organiza em Lisboa a segunda edição das Jornadas do Observatório da Imigração, uma iniciativa que reúne investigadores em torno da apresentação e discussão de estudos e de projectos de investigação. A presente jornada conta com uma conferência plenária sobre tendências e propostas para futuras linhas de investigação sobre imigração em Portugal, por Fernando Luís Machado, e uma conferência plenária sobre os efeitos da imigração no comércio bilateral, por Horácio Faustino, João Peixoto e Patrícia Baptista. Imigração e religião, educação e interculturalidade, media e imigração, imigração cabo-verdiana e processos de integração são ainda os temas em debate nos cinco workshops previstos durante a jornada, na qual serão apresentadas doze novas publicações do Observatório da Imigração. As inscrições encontram-se abertas até 2 de Abril.

6 de Abril de 2009 , 9h30-18h30

Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa)

Apresentação

"O Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI, IP) tem o prazer de convidar para as II Jornadas do Observatório da Imigração a ter lugar no dia 6 de Abril de 2009, na Fundação Calouste Gulbenkian, entre as 9.30 e as 18.30.

As Jornadas decorrerão na presença da Alta Comissária para a Imigração e Diálogo Intercultural, do Coordenador do Observatório da Imigração, de inúmeros investigadores e de especialistas das migrações.

As Jornadas serão organizadas em sessões plenárias e workshops temáticos de forma a reunir estudos e trabalhos com temas semelhantes, procurando assim estimular mais debate e diálogo entre os investigadores/autores, os comentadores e a audiência. Atendendo às publicações do Observatório da Imigração que serão lançadas nesse dia (7 teses, 3 estudos, 1 volume colecção Comunidades acerca dos Cabo-Verdianos, 1 Caderno OI), serão debatidos os seguintes temas: media e imigração, religião, educação, integração, e os efeitos da imigração no comércio bilateral."

O programa completo e os procedimentos de inscrição encontram-se disponíveis aqui.

Iniciativa organizada com o apoio de

QREN

POPH

Fundo Social Europeu

Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa)
Imagem em Destaque