Introdução #10/2016

No dia 20 de outubro de 2016 assinalou-se o primeiro Dia Europeu da Estatística, com o mote Melhores dados. Melhores Vidas. Tendo o Observatório das Migrações assumido o papel fundamental na recolha, sistematização e análise de informação estatística e administrativa acerca dos estrangeiros em Portugal, dedicamos esta Newsletter OM de outubro a uma antevisão das principais tendências identificadas nos dados analisados no Relatório Estatístico Anual 2016Indicadores de Integração de Imigrantes, da Coleção “Imigração em Números” deste Observatório. Procurando promover também uma melhor comunicação estatística que suporte a desconstrução de mitos e estereótipos acerca dos estrangeiros em Portugal através de dados e realçando também alguns dos contributos da imigração para Portugal em várias dimensões (e.g. demográfica, económica, social), destacamos nesta newsletter seis dos onze temas desse relatório do OM que será lançado na manhã do dia 18 de Novembro (ver detalhes na Agenda desta newsletter).

O OM tem recorrido a mais de duas dezenas de fontes estatísticas e administrativas disponíveis em Portugal e que dispõem de dados desagregados por nacionalidade, sistematizando e analisando essa informação com o intuito de melhor caracterizar a situação das populações estrangeiras no país nas mais variadas dimensões que compõem o seu processo de integração, mobilizando deste modo – com as devidas ressalvas – de forma integrada diversas naturezas de dados. A Coleção Imigração em Números, lançada em 2014, dispõe já de várias linhas editoriais (Relatório Estatístico Anual e Decenal) e conteúdos (posters estatísticos) disponíveis para download gratuito no nosso site. Os dados sistematizados nesta Coleção encontram-se igualmente disponíveis no sítio do OM numa área própria denominada ''Compilações Estatísticas'' (podendo em algumas secções estarem dados mais recentes disponíveis que nos relatórios analíticos) permitindo a todos os interessados acederem aos mesmos indicadores e a procederem a outros tratamentos e análises.

Continue a acompanhar-nos em www.om.acm.gov.pt e a partilhar connosco as suas novidades académicas através do email om@acm.gov.pt.