Lista de Conteúdos (Asset Publisher) Lista de Conteúdos (Asset Publisher)

Introdução #12

Na primeira newsletter OM deste ano destacamos o melhor de 2016 do Observatório das Migrações e fazemos uma antevisão das atividades previstas para 2017, entre as quais estão algumas novidades.

O ano de 2016 revestiu-se de particular importância para o Observatório das Migrações, que deixou de funcionar como estrutura informal do Alto Comissariado para as Migrações (como o era desde 2002) e passou a ter o estatuto de Equipa de Projeto do Alto Comissariado para as Migrações. Mantendo e reforçando as suas atividades o ano anterior ficou marcado por novas publicações, o lançamento do mais recente Relatório Estatístico Anual de Indicadores de Integração de Imigrantes, da Coleção OM Imigração em Números, no Instituto Nacional de Estatística (INE), criação de Posters Estatísticos orientados para sensibilizar o público acerca de dados que caracterizam a situação e os contributos da imigração para o país, e o site www.om.acm.gov.pt manteve as suas atualizações diárias e reforçou o envio mensal desta newsletter e o contacto com os nossos seguidores nas redes sociais.

Em 2017 assinalam-se os 15 anos deste Observatório, prevendo-se por isso para este ano inúmeras atividades e iniciativas para assinalar o seu trabalho. O mote deste ano para o OM será Migrações em Mudança: conhecer mais para agir melhor. Neste âmbito o OM terá como metas fundamentais consolidar a sua equipa, fomentar a recolha e sistematização de dados estatísticos e administrativos que se encontram disponíveis em Portugal, reforçando a sua coleção Imigração em Números, nomeadamente com o lançamento de uma nova linha editorial com os Cadernos Estatísticos Temáticos, e continuar a estimular a prática da investigação-ação através da promoção e publicação de estudos que tragam recomendações para as políticas públicas nacionais que se aplicam aos migrantes. O Observatório promoverá ainda no decurso do ano outras iniciativas de debate e reflexão em torno da integração dos migrantes, mobilizando o diálogo entre investigadores, decisores políticos, representantes de organizações da sociedade civil, entre outros. Este ano também ficará marcado pela divulgação e abertura de candidaturas ao financiamento de novos estudos ao abrigo do Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI).

Esteja atento e continue a acompanhar-nos em www.om.acm.gov.pt e a partilhar connosco as suas novidades académicas através do email om@acm.gov.pt.