Lista de Conteúdos (Asset Publisher) Lista de Conteúdos (Asset Publisher)

Introdução #14

Continuando o seu planeamento temático mensal de 2017 com o mote Migrações em Mudança: conhecer mais para agir melhor, neste mês de fevereiro o OM dedica-se ao tema da Aprendizagem do Português e das Línguas Maternas, por referência ao Dia Internacional da Língua Materna que se assinala a 21 de fevereiro. Este dia internacional foi proclamado em 1999 pela UNESCO e reconhecido formalmente pela Assembleia Geral das Nações Unidas que estabeleceu 2008 como o ano internacional da Língua, com o intuito de promover o multilinguismo e a diversidade linguística e cultural.

Com esta newsletter temática procuramos destacar brevemente alguns contributos para o melhor conhecimento desta realidade, passando por: 1) um enquadramento internacional sobre a aprendizagem da língua das sociedades de acolhimento no âmbito das políticas de integração de imigrantes; 2) uma caracterização sumária da abordagem nacional, passando por enquadrar juridicamente e institucionalmente o tema da aprendizagem do português; e 3) o contributo que este Observatório tem dado para o estudo do tema através das suas publicações nas várias linhas editoriais. Sem pretensão de exaustividade, destacamos ainda 4) algumas das mais recentes referências bibliográficas nacionais e internacionais acerca do tema, deixando uma vez mais o apelo a todos os interessados para que partilhem connosco as suas novidades académicas através do endereço de correio eletrónico om@acm.gov.pt.

Estes e outros conteúdos poderão ser consultados no Centro de Documentação do ACM, I.P., que promove de 20 a 24 de fevereiro uma semana temática acerca deste tema, orientando o seu acervo documental e estatístico para os interessados em aprofundar a compreensão e o conhecimento sobre a aprendizagem do português e das línguas maternas.

Mantenha-se em contacto connosco e visite-nos em www.om.acm.gov.pt.