29 Jun 2012

A 29 de Junho de 2012, no Auditório do Centro Nacional de Apoio ao Imigrante em Lisboa, o Observatório da Imigração do ACIDI, IP promoverá o lançamento de cinco novas publicações, na presença da Alta Comissária para a Imigração e Diálogo Intercultural, Rosário Farmhouse, e da Vice-Presidente da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego, Natividade Coelho. As publicações em causa são o décimo número da revista Migrações, que é dedicado ao tema "Imigração e Envelhecimento Ativo", e quatro novos volumes da coleção "Teses": Imigração e trabalho doméstico: o caso português, tese de mestrado de Patrícia Gonçalves Baptista; Diferença cultural e democracia. Identidade, cidadania e tolerância na relação entre maioria e minorias, tese de doutoramento de Gil Nata; Os direitos do estrangeiro. Respeitar os Direitos do Homem, dissertação de mestrado de Alexandra Chícharo das Neves; e, finalmente, Discussão sobre o estatuto da língua portuguesa em imigrantes dos PALOP, tese de mestrado de Carmen Godinho.

Os trabalhos iniciam-se às 9h30 com a sessão de abertura e a transmissão de um filme da Organização Internacional do Trabalho sobre a realidade do trabalho doméstico e a Convenção de 2011.
Seguem-se duas mesas-redondas devotadas à imigração e ao trabalho doméstico em Portugal, a primeira numa perspetiva académica e a segunda numa vertente operacional. Às 10h15 inicia-se o primeiro destes painéis, que contará com a participação de Manuel Abrantes (SOCIUS-ISEG) e de Fátima Suleman (Dinamia, ISCTE-IUL) ainda a designar, estando a moderação a cargo de Catarina Reis Oliveira (Gabinete de Estudos e Relações Internacionais do ACIDI, IP).
Às 11h30 tem lugar a mesa-redonda “Que desafios e recomendações para o trabalho doméstico imigrante em Portugal?” em que intervirão Carlos Montemor (Autoridade para as Condições do Trabalho), Aurora Doana (Grupo de Apoio às Mulheres Imigrantes), Magdala de Gusmão (Associação ComuniDária), Catarina Tavares (UGT e conselheira do COCAI) e Manuel Correia (CGTP e conselheiro do COCAI). A sessão será moderada por Duarte Miranda Mendes (Chefe de Gabinete - ACIDI, IP) e contemplará ainda a projeção de histórias de vida de trabalhadoras imigrantes do setor doméstico, documentadas no programa televisivo Nós, do ACIDI.
Durante a tarde será lançado o novo número temático da revista Migrações, numa sessão moderada por Rosário Farmhouse e com a participação do organizador científico, Fernando Luís Machado, e também um representante ainda a designar da Coordenação Nacional do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo.

A sessão encerra com a entrega, presidida pelo Senhor Secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Feliciano Barreiras Duarte, dos Prémios do Concurso de Ideias de Negócios / Projeto Empreendedorismo (PEI) do ACIDI, IP.

À semelhança de iniciativas anteriores, o Observatório da Imigração do ACIDI, IP procura estimular mais debate e diálogo entre os investigadores/autores, decisores políticos, representantes da sociedade civil e de associações de imigrantes, comentadores e audiência. Os interessados em participar nesta sessão deverão confirmar a sua presença até 28 de Junho de 2012 por e-mail (seminarios@acidi.gov.pt) ou por telefone (218106170).

O programa da sessão está disponível aqui e o convite aqui.

CNAI (Lisboa)
Imagem em Destaque