Leão, Anabela Costa

Anabela Costa Leão é licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto (2000). Em 2014 obteve o doutoramento em Direito (especialidade de Direito Público), desta feita pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, com a dissertação “Constituição e interculturalidade: da diferença à referência”. Desde 2014 que exerce o cargo de Professora Auxiliar na da Faculdade de Direito da Universidade do Porto. Tem colaborado também em cursos de mestrado e de pós-graduação em diversas instituições, entre as quais as faculdades de Letras e de Medicina da Universidade do Porto.


Domínio de investigação
Direito Constitucional; Direitos Fundamentais; Ciência Política; Diversidade cultural e religiosa; Direitos dos imigrantes.


Algumas publicações
Gomes, C.A. & Leão, A.C. (2010) A condição de Imigrante. Um Estudo de Direito constitucional e Direito Administrativo. Coimbra: Almedina.

Leão, A.C. (2004) “Expulsão de estrangeiros com filhos menores a cargo – anotação ao Acórdão do Tribunal Constitucional nº 232/04”, in Jurisprudência Constitucional, v.3, Julho/Set. 2004, pp.25-35.

Leão, A.C. (2004), “Recensão a Roberta MEDDA-WINDISCHER, Old and new minorities: reconciling diversity and cohesion. A human rights model for minority integration”, in Revista da FDUP, Ano VIII- 2011, pp. 483-489.


Página institucional
http://sigarra.up.pt/fdup/pt/func_geral.formview?p_codigo=240659


Email
aleao @ direito.up.pt