Lima da Costa, Francisco

Francisco Lima da Costa é Doutor em Sociologia Industrial, do Trabalho e das Organizações pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, tendo realizado a dissertação "Globalização, Diversidade e Cidades Criativas. O contributo da imigração para as Cidades. O caso de Lisboa". Obteve, em 2003, o grau de mestre em Sociologia Histórica pela mesma faculdade, com a tese "Fronteiras da identidade. O caso dos macaenses em Portugal e em Macau".
É Investigador Auxiliar do CESNOVA - Centro de Estudos de Sociologia da Universidade Nova de Lisboa, e Investigador Assistente, desde 1996, no SOCINOVA – Gabinete de Investigação em Sociologia Aplicada da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É membro da Rede de Excelência Europeia IMISCOE – International Migration, Integration & Social Cohesion e da Rede Internacional METROPOLIS. É atualmente o investigador responsável do projeto CLIMIGRA, que explora as transformações ambientais provocadas pelas alterações climáticas e seus impactos na dinâmica migratória.


Algumas publicações
Costa, F. L. & Gonçalves, J. (2013), "(Lack of) participation: a common good problem and a challenge to states?". In 2nd Conference on Urban and Regional Planning: International Conference ‘Europe 2020: rhetoric, discourses, policy and practice’, 5 e 6 de Julho de 2013, Universidade de Aveiro.

Costa, F.L. (2011) "Globalização, diversidade e novas classes criativas em Lisboa - Economia etnocultural e a emergência de um sistema de produção etnocultural". Sociologia Problemas e Práticas, 67, pp. 85-106.

Costa, F.L. (2008).  “Globalização, diversidade e cidades criativas. O contributo da imigração para as cidades. O caso de Lisboa”, mimeo, FCSH-UNL.

Oliveira, C.R. e F.L. Costa, (2008). "Being your own boss. Entrepreneurship as a lever for migration?", in L. Fonseca et al. (org), Working in the City: constructing Multi-ethnic Economies, Lisboa: Fundação Luso-Americana.

Marques, M.M. e F.L. Costa, (2007). "Building a market of ethnic references. Activism and diversity in multicultural Lisbon", in J. Rath (ed.) Tourism, Ethnic Diversity and the City, Londres: Routledge.

Costa, F.L. e S. Santos (2007). “Imigração e diversidade cultural na cidade de Lisboa: a emergência de um mercado etnocultural e a produção de imagens urbanas”, in Actas do I&II Encontro Internacional de Migrantes Subsarianos na Europa, Socinova-Migrações, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Costa, F.L. (2006). "Turismo Étnico, Cidades e Identidades: Espaços multiculturais na Cidade de Lisboa. Uma viragem cognitiva na apreciação da diferença", Revista de Turismo & Desenvolvimento.

Costa, F.L. (2002).  “O contributo das associações para a migração: o caso da comunidade chinesa em Portugal”, Revista da Administração Pública de Macau, 56, 2, pp. 667-689.


Página institucional
http://www.cesnova.com/index.php?option=com_content&view=article&id=107%3Afrancisco-costa&catid=51%3Ainvestigadores&Itemid=83&lang=pt


E-mail
francisco.costa@fcsh.unl.pt