Magano, Olga

Olga Magano é Licenciada em Sociologia (1989) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Mestre em Relações Interculturais pela Universidade Aberta em 2000, com a tese «Entre ciganos portugueses: estudo sobre a integração social de uma comunidade cigana residente na cidade do Porto». Obteve o doutoramento em Sociologia em 2011, com a defesa da dissertação "Tracejar vidas normais: Estudo qualitativo sobre a integração social de indivíduos de origem cigana na sociedade portuguesa". Desde 2005 é docente no Departamento de Ciências Sociais e de Gestão da Universidade Aberta e investigadora integrada do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais dessa mesma instituição.


Domínios de investigação
Sociologia da Integração e da Exclusão Social; Trajectos de vida e mobilidade Social; Identidades e mudança social


Algumas publicações
Mendes, M.M. e Magano, O. (2013) Introdução. Olhares plurais e cruzados sobre os ciganos portugueses, Maria Manuela Mendes e Olga Magano (orgs.) Ciganos Portugueses: Olhares Plurais e Novos Desafios numa Sociedade em Transição, Lisboa: Editora Mundos Sociais, pp. 1-9

Magano, O. (2012) “Entre a exclusão e a integração: estudo de um grupo cigano no Porto”, in José Gabriel Pereira Bastos (org.) Portugueses Ciganos e ciganofobia em Portugal. Lisboa: Edições Colibri / CEMME/CRI, pp. 211-237

Magano, O. (2008). Percursos de integração social de origem cigana: alguns dados preliminares. VI Congresso Português de Sociologia. Lisboa: Associação Portuguesa de Sociologia.

Magano, O. (2007). "Interculturalidade e Identidades Ciganas". IV Congreso Astur-Galaico de Socioloxia, Associación Asturiana de Sociologia e Associación Galega de Socioloxia, La Coruna (Espanha), 23-24 de Março, publicação em Cd-Rom.


Página institucional
https://www2.uab.pt/departamentos/DCSG/detaildocente.php?doc=68


E-mail
omagano @ uab.pt