Mateus, Sandra

Sandra Mateus é Investigadora no Centro de Investigações e Estudos de Sociologia (CIES-IUL). Em 2000 licenciou-se em Sociologia no ISCTE e em 2014 concluiu o seu Doutoramento na mesma instituição com a dissertação "Futuros convergentes? Processos, dinâmicas e perfis de construção das orientações escolares e profissionais de jovens descendentes de imigrantes em Portugal". Participa como investigadora no projecto do CIES "(In)sucesso escolar dos descendentes de imigrantes - Origens nacionais e condições sociais e escolares na escola básica portuguesa". Atualmente é membro da equipa que desenvolve o projeto Sucess at School (SAS), uma parceria do ISCTE-IUL com várias outras instituições do ensino superior europeias.


Domínios de Investigação
Sociologia da Educação e Juventude; Migrações e Etnicidade; Desigualdades Sociais; Avaliação de Programas e Projectos.


Algumas publicações
Mateus, S. (2013), "«As classificações classificam os classificadores?» Notas sobre os processos de categorização na construção de conhecimento sobre os descendentes de imigrantes", CIES e-Working Paper, Nº 144/2013, Lisboa, CIES-IUL.

Seabra, T. e Mateus, S. (2012), "Trajectórias escolares, propriedades sociais e origens nacionais: descendentes de imigrantes no ensino básico português", em Dayrell, Juarez, Maria Alice Nogueira, José Manuel Resende e Maria Manuel Vieira (org.), Família, Escola e Juventude: Olhares Cruzados Brasil- Portugal, Minas Gerais, Editora UFMG, pp. 408-424.

Seabra, T. (coord.), Sandra Mateus, Elisabete Rodrigues e Magda Nico (2011), Trajectos e Projectos de Jovens Descendentes de Imigrantes à Saída da Escolaridade Básica, Estudos OI, 47, Lisboa, ACIDI.

Seabra, T. e Mateus, S. (2011),"School achievement, social profile and ethnicity: immigrants´ children at basic school in Portugal”, Portuguese Journal of Social Science, vol.10, 1, pp. 73-86.

Seabra, T. (coord.), Patrícia Ávila, Vera Henriques, Leonor Castro, Elisabete Rodrigues e Sandra Mateus (2010), (In)sucesso escolar dos descendentes de imigrantes – Origens nacionais e condições sociais e escolares na escola básica portuguesa (Relatório Final), Lisboa, CIES-IUL.

Seabra, T., Mateus, S. et al. (2010), "Alunos descendentes de imigrantes no final do ensino básico: orientações escolares e condicionalismos sociais", in Carmo, Renato Miguel do (org.), Desigualdades Sociais 2010: Estudos e Indicadores, Lisboa, Editora Mundos Sociais, pp. 165-172

Seabra, T. e Mateus, S. (2009), "Immigration and education: trajectories, daily life and aspirations", in Guerreiro, Maria das Dores, Anália Torres and Luís Capucha (orgs.), Welfare and Everyday Life, (Portugal in the European Context, vol. III), CIES, ISCTE-IUL, Lisbon, Celta Editora, pp. 207-246

Seabra, T. e Mateus, S. (2007) "Imigração e escolaridade: trajectórias, quotidianos e aspirações" in Guerreiro, Maria das Dores, Anália Cardoso Torres e Luís Capucha (Orgs.), Quotidiano e Qualidade de Vida (Portugal no Contexto Europeu, vol. III), Lisboa, Celta Editora, pp. 217-236

Casa-nova, M.J., Teresa Seabra, Sandra Mateus, Rute Caldeira (2006), "Cultural Diversity in the curricula of the Portuguese public universities: the Sociology and Anthropology degrees", in Susie Jacobs (coord.), Pedagogies of Teaching 'Race' and Ethnicity in Higher Education: British and European experiences, Birmingham, C-SAP.

Seabra, T. e Mateus, S. (2003), "Os descendentes de imigrantes na escola portuguesa: contigente, localização e resultados", Revista de Estudios e Investigación en Psicoloxía e Educación, n.º8 (vol.10), ano 7º, pp. 820-833.


Página institucional
http://www.cies.iscte.pt/investigadores/ficha.jsp?pkid=62&a=-1881679857&subarea=licenciados


E-mail
sandra.mateus @ iscte.pt