Matias, Gonçalo Saraiva

Gonçalo Saraiva Matias é Licenciado, Mestre e Doutor em Direito pela U.C.P.. Investiga e ensina na Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da mesma instituição nas áreas do direito constitucional e do direito internacional público, tendo elaborado dissertação de doutoramento com o título "The path to citizenship: Towards a fundamental right to a specific citizenship". Tem trabalhado o tema das migrações e cidadania e realizou investigação como Fulbright Visiting Scholar na Georgetown University Law School. É Professor Convidado da Washington University in St. Louis Law School e assessor para os Assuntos Jurídicos e Constitucionais da Casa Civil do Presidente da República.


Domínios de Investigação
Direito Constitucional, Direito Internacional Público, Direito Global


Algumas publicações
Matias, G. S. (2014). Migrações e Cidadania. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Matias, G. S. (2012). A Cidadania no Direito Internacional. In Estudos de Homenagem ao Professor Jorge Miranda. Coimbra: Coimbra Editora.

Matias, G. S. & Martins, P. F. (2007). A Convenção Internacional sobre a Protecção dos Direitos de Todos os Trabalhador Migrantes e dos Membros das suas Famílias: Perspectivas e Paradoxos Nacionais e Internacionais em Matéria de Imigração. Lisboa: ACIDI-Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural.


Página institucional
http://www.fd.lisboa.ucp.pt/resources/documents/CVs_CORPO_DOCENTE/CVGoncaloMatias.pdf


Email
gmatias@fd.lisboa.ucp.pt