Miranda, Branca

Branca Miranda concluiu em 2009 o doutoramento em Educação (especialidade de Formação Pessoal, Social e Comunitária) na Universidade Aberta, com a tese "A reconfiguração didáctica: implicações da educação para a cidadania nas práticas da educação geográfica". Nesta mesma instituição exerce funções de Professora Auxiliar no Departamento de Educação e Ensino à Distância. É ainda membro integrado da equipa do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais (CEMRI) e colaboradora do Laboratóro de Ensino à Distância (LEaD).


Domínio de investigação
Educação Intercultural; Didáctica da Geografia; Educação para a Cidadania; Desenvolvimento sustentável; Educação à distância


Algumas publicações
Miranda, B. e Ferreira, M. (2012) “Ensinar geografia para a sociedade do século XXI: o confronto entre as novas perspetivas educacionais e as práticas pedagógicas”, in Atas doo XIII Colóquio Ibérico de Geografia, Santiago de Compostela.

Miranda, B. e Ferreira, M.,(2011) “O Inquérito Geográfico: estratégia para o desenvolvimento de competências interculturais e o desenvolvimento sustentável”, in Delgado, J., Lázaro, L. Gaite, M., Aportaciones de la Geografía en el aprendizaje a lo largo de la vida, (coords.) Atas do V Congreso Ibérico de Didáctica de la Geografía, Universidad de Málaga, Asociación de Geógrafos Españoles, Associação de Professores de Geografia de Portugal.

Miranda, B., Alexandre, F. e Ferreira, M. (Coords) (2004) Sustainable Development and Intercultural Sensitivity: New Approaches for a better World. Lisboa: Universidade Aberta


Página institucional
http://www.univ-ab.pt/cemri/cv/branca_miranda.pdf


E-mail
brancam @ univ-ab.pt