Monteiro, César

César Monteiro licenciou-se, no ano de 1980, em Sociologia pela Universidade de Havana. Obteve a pós-graduação em Sociologia das Organizações, Trabalho e Migrações na Universidade Frederico II de Nápoles e doutorou-se em Sociologia pelo ISCTE-IUL em 2005, com a tese “Práticas e Identidades Musicais no Contexto do Transnacionalismo Migrante Cabo-verdiano: o Caso da Área Metropolitana de Lisboa”. É membro, na qualidade de Investigador Associado, do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE. Paralelamente ao seu trabalho como investigador, César Monteiro desenvolve também uma carreira diplomática e é, desde Dezembro de 2013, embaixador de Cabo Verde no Senegal.


Algumas publicações
Monteiro, C. (2011), Música Migrante em Lisboa: Trajectos e Práticas de Músicos Cabo-Verdianos. Lisboa: Editora Mundos Sociais.

Monteiro, C. (2009), Músicos imigrantes cabo-verdianos na Área Metropolitana de Lisboa: perfis, trajectos e contactos transnacionais, CIES e-Working Paper N.º 72/2009, Lisboa, CIES-ISCTE.

Monteiro, C. (2008), "Algumas dimensões da expressão musical cabo-verdiana na Área Metropolitana de Lisboa" in Pedro Góis (coord.), Comunidade(s) Cabo-verdiana (s): as Múltiplas Faces da Imigração Cabo-verdiana, Lisboa, ACIDI, I.P, pp.127-136

Monteiro, C. (2008) "Contribuição do Agrupamento «Os Tubarões» para a Mudança do Paradigma Musical Cabo-verdiano" in José Hopffer Almada (coord.), O Ano Mágico de 2006: Olhares Retrospectivos sobre a História e a Cultura Cabo-verdianas, Praia, Instituto Nacional do Livro, pp.765-809


Página institucional
http://www.cies.iscte.pt/investigadores/ficha.jsp?pkid=186&a=1765173879


E-mail
cesarmonteiro53 @ yahoo.com.br