One-Stop Shop

Documentos produzidos no âmbito do projeto One-Stop Shop: A New Answer for Immigrant Integration? (JLS/2006/INTI/148)


Handbook

O produto final do projeto é o handbook sobre como implementar um One-Stop Shop para a integração de imigrantes, lançado na conferência final, que teve lugar em Lisboa a 6 de Fevereiro de 2009. O handbook está disponível para download aqui (em português). O resumo do Handbook está disponível aqui (em inglês).

É possível aceder ao handbook em inglês; alemão; grego; italiano; e espanhol.


Relatórios nacionais

Cada um dos seis países parceiros elaborou um relatório nacional que identifica os serviços de apoio à integração dos imigrantes existentes a nível local e nacional, evidenciando igualmente as dificuldades sentidas pelos imigrantes no que diz respeito ao acesso a esses serviços. Tendo como base um formato standard, os relatórios permitem efectuar uma comparação entre os países.

Encontram-se disponíveis para download os relatórios nacionais realizados no âmbito do projeto (em Inglês): Alemanha; Espanha; Grécia; Itália; Irlanda; Portugal.

Uma apresentação sobre o relatório português encontra-se disponível para download aqui (em Português).


Working documents comparados (OIM)

Os documentos de trabalho 1 e 2 foram produzidos pela Organização Internacional para as Migrações de Lisboa. Baseados numa análise compreensiva dos relatórios nacionais, têm o objectivo de reunir a informação fundamental para a elaboração do handbook final sobre a implementaçãoo de um One-Stop-Shop, que será lançado na conferência final de Lisboa. Este manual providenciará as linhas gerais sobre como definir, implementar e avaliar um One-Stop-Shop na União Europeia.

Documento de trabalho 1; Documento de trabalho 2 (ambos em inglês).

O vídeo promocional do projeto pode ser visto aqui.