Concursos e Outras Oportunidades para Investigadores

Imagem em Destaque
Concursos e Outras Oportunidades para Investigadores

Chamadas para Artigos


Chamada para Artigos: Número temático de Sociology, “Migration and Crisis in Europe”

A British Sociological Association lançou uma chamada para artigos destinada a um número especial da sua revista Sociology, a sair em 2018 e dedicada ao tema “Migration and Crisis in Europe”. Para organizar este número, foram convidados os investigadores Nick Dines, Nicola Montagna e Elena Vacchell, da Middlesex University, no Reino Unido. Este número pretende lançar um olhar crítico sobre a relação entre o fenómeno migratório e as várias dimensões da crise na Europa nos últimos 10 anos, centrando a sua atenção nas questões das fronteiras, do trabalho e da reprodução social. Entre os tópicos mais relevantes incluem-se as respostas dos migrantes à crise europeia, as novas formas de mobilidade laboral, os conflitos de fronteira e os movimentos anti-imigração na Europa, as políticas humanitárias e/ou de securitização, e as restruturações do estado social decorrentes dos últimos fluxos migratórios. As propostas, cujo limite máximo é de 8000 palavras, deverão ser enviadas até 13 de março de 2017 através deste portal eletrónico de submissão de artigos. Mais informações podem ser encontradas aqui.


Chamada para Artigos: Número temático de Forced Migration Review, “Resettlement”

O Refugee Studies Centre do Oxford Department of International Development divulgou uma chamada para artigos destinados a um número temático da publicação Forced Migration Review, a ser lançado em fevereiro de 2017. Este número será dedicado ao tópico da “Reinstalação”, a seleção e transferência de refugiados de um primeiro país de asilo em que se encontram em condições precárias para um país de acolhimento que lhes concede o direito de residência permanente. A reinstalação é considerada, a par da integração e do retorno voluntário, uma das três soluções duradouras para a problemática dos refugiados, e a forma como este processo tem sido re-interpretado e implementado no contexto da atual crise migratória na Europa tem fomentado o debate público nos últimos dois anos. Os organizadores deste número da Forced Migration Review apelam aos investigadores interessados em participar que submetam as suas propostas (máx. 2500 palavras) até ao dia 10 de outubro de 2016. As submissões podem focar estudos de caso sobre boas práticas (ou sobre experiências falhadas), reflexões de natureza teórica ou conceptual, ou experiências de comunidades e indivíduos diretamente afetados por estas questões. Mais informações podem ser encontradas aqui.


Chamada para Textos: “Migration Processes and Artistic Practices in Wartime: From the twentieth century to the present”

No âmbito da sua linha de investigação “Arte numa Perspetiva Global”, o CIEBA – Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes da Universidade de Lisboa abriu um período de chamada para textos destinados a um volume monográfico intitulado “Migration Processes and Artistic Practices in Wartime: From the twentieth century to the present”, e com publicação prevista para dezembro de 2016. Os autores interessados deverão enviar as suas propostas (20.000 e 40.000 carateres) até dia 31 de julho, focando preferencialmente os seguintes temas:
- A experiência direta da Guerra representada pelos artistas na sua obra
- Práticas artísticas ativistas em redor dos processos migratórios
- Migração e Transferência Cultural
- Manifestações estéticas de contextos e temas de guerra
- Migração e Arte: Estudos de Caso
Os textos devem ser enviados para este endereço de email, obedecendo às normas e regras estabelecidas no documento da chamada para textos. Mais informação sobre o projeto “Arte numa Perspetiva Global” pode ser encontrada aqui.

 


Concursos

Concurso: 3 Bolsas de Doutoramento em Migrações (Universidade de Lisboa)

Decorre entre 15 de junho e 4 de setembro de 2016 o período de candidaturas a 3 bolsas para o Programa de Doutoramento em Migrações (DeMig) co-organizado pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT), Instituto de Ciências Sociais (ICS) e Faculdade de Psicologia e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Este programa, coordenado por Maria Lucinda Fonseca (Centro de Estudos Geográficos do IGOT-UL), confere o grau de doutor nos ramos de conhecimento da Antropologia, Ciência Política, Educação, Geografia, História, Psicologia e Sociologia. Os interessados deverão apresentar a sua candidatura para frequência do Doutoramento em Migrações no ano letivo 2016/2017 através do respetivo boletim de candidatura disponível aqui e formalizar a candidatura à Bolsa de Doutoramento através de carta dirigida à Diretora do DeMig, declarando conhecimento e aceitação das condições e normas aplicáveis do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, IP. Mais informações relativas ao programa de Doutoramento em Migrações podem ser encontradas aqui, e o Edital do concurso para atribuição das 3 bolsas de Doutoramento está disponível neste link.


Concurso: Vaga para “Programme Manager” no European Programme for Integration and Migration (EPIM)

O European Programme for Integration and Migration (EPIM), gerido pela Network of European Foundations, é uma iniciativa que visa a fortalecer a sociedade civil na promoção de abordagens construtivas ao fenómeno migratório na Europa. Com o arranque da sua quarta fase de financiamento (2016-2018), o EPIM abriu concurso para uma vaga de Programme Manager, cargo que envolve a articulação com organizações da sociedade civil candidatas ao financiamento do EPIM, bem como com aquelas que já são dele beneficiárias. Os interessados deverão vasta experiência de trabalho com organizações da sociedade civil, conhecimento aprofundado nas áreas das migrações e da integração e reconhecida competência no domínio da gestão de projetos, de preferência na atribuição de financiamento. O local de trabalho será na cidade belga de Bruxelas. As candidaturas devem ser enviadas por email para este endereço, constando de um único documento em PDF com Curriculum Vitae, carta de motivação e exemplo de redação. Mais informações podem ser encontradas aqui.


Concurso: “Programa INTEGRA - Ciência para a Inclusão Social”

Está aberto até dia 1 de julho de 2016 o período de apresentação de candidaturas ao Programa INTEGRA - Ciência para a Inclusão Social, promovido pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica. Com o programa INTEGRA, este organismo pretende apoiar projetos que usem a educação e a cultura científica como suporte à inclusão de crianças e jovens em contextos de migração, asilo ou deslocação forçada. As associações e entidades de solidariedade social interessadas em concorrer devem fazê-lo em parceria com instituições científicas, museus e centros de ciência. A apresentação de candidaturas é feita através da plataforma online da Ciência Viva, nomeadamente neste link, e deve constar obrigatoriamente de 6 secções: Entidade, Objetivos, Diagnóstico, Plano, Calendário e Orçamento. O regulamento do concurso pode ser encontrado aqui e mais informações podem ser obtidas na página do programa INTEGRA e através de email.