Oportunidades para Investigadores #17

Imagem em Destaque
Oportunidades para Investigadores #17


Chamada para Comunicações - Workshop “Migrants’ and Diaspora Responses to the Rise of Right-Wing Populism”: A Universidade de Warwick, em Londres, recebe a 26 de setembro de 2017 o workshop “Migrants’ and Diaspora Responses to the Rise of Right-Wing Populism”, um evento realizado no âmbito do projeto Diasporas and Contested Sovereignty e desenvolvido no departamento de Estudos Políticos e Internacionais desta instituição. Este encontro pretende discutir questões relacionadas com a mobilização das diásporas de migrantes e refugiados perante a crescente visibilidade do populismo de extrema-direita, das posições anti-imigração e das políticas “pós-verdade” nas democracias liberais do ocidente. Os organizadores abriram um período de receção de propostas de comunicação (resumos até 300 palavras) para este workshop, que se prolonga até dia 15 de maio de 2017. As propostas deverão incluir uma questão de pesquisa e uma hipótese ou argumento central, bem como um enquadramento teórico e empírico, podendo adotar diferentes abordagens teóricas e metodológicas. Mais informações podem ser encontradas aqui.
 


Chamada para Comunicações - Conferência Europeia sobre Prevenção de Acidentes e Promoção da Segurança (“Safety Promotion in Action”): A EuroSafe, associação europeia que tem como principal missão a prevenção e a redução dos acidentes domésticos e de lazer na Europa, promove nos dias 21 e 22 de setembro de 2017 a conferência internacional “Safety Promotion in Action”, a decorrer no Royal Industrial Club de Amesterdão. O Instituto Ricardo Jorge, que é membro da EuroSafe desde o início de 2017, apresentará neste evento o sistema EVITA – Epidemiologia e Vigilância dos Traumatismos e Acidentes, um instrumento de vigilância dos acidentes domésticos criado em 2000. Este encontro, que se realiza 10 anos após a adoção da recomendação do Conselho de Ministros da UE sobre Prevenção de Acidentes e Promoção da Segurança, pretende apresentar exemplos de boas práticas na prevenção e investigação sobre acidentes, bem como reforçar a colaboração entre redes de investigação nos domínios da vigilância de acidentes, da segurança infantil e da segurança para pessoas séniores. O período para submissão de propostas para comunicação (resumos até 400 palavras) encontra-se aberto até ao dia 15 de maio, prevendo-se a divulgação das propostas aceites até ao dia 15 de junho. Mais informações podem ser encontradas aqui.
 


Concurso - 3 Vagas para Investigador em projetos do Migration Policy Centre (European University Institute): O Migration Policy Centre (MPI) do Robert Schuman Centre for Advanced Studies, organismo que integra o European University Institute, sediado em Florença, anunciou a abertura de concursos para Investigador (Research Fellow) em três contextos distintos: com data limite de entrega de propostas estabelecida para 8 de maio, o MPI procura um Investigador para exercer funções no âmbito do projeto Mercator Dialogue on Asylum and Migration (MEDAM), que procura responder às questões mais urgentes dos decisores políticos a respeito das migrações e asilo (mais informação aqui). Por outro lado, procura também um Investigador para trabalhar no projeto Prospects for International Migration Governance (MIGPROSP), que analisa as linhas condutoras das políticas migratórias em quatro regiões do globo: Ásia-Pacífico, Europa, América do Norte e América do Sul. Este concurso termina a 14 de maio de 2017 (mais informação aqui). Também com data limite de 14 de maio, está aberto um concurso para Investigador, não alocado a um projeto específico mas com a função de trabalhar sobre as dinâmicas jurídicas da migração, asilo e mobilidade no contexto europeu e da UE (mais informação aqui).
 


Curso de Pós-Graduação - Primeiras Jornadas de Estudos Internacionais sobre Direito de Estrangeiros e Crimigração: A Academia de Pós-Graduação da Universidade Autónoma de Lisboa organiza de 24 a 28 de abril de 2017 as primeiras jornadas de Estudos Internacionais sobre Direito de Estrangeiros e Crimigração, coordenadas por Manuel Guedes Valente (Universidade Autónoma de Lisboa), Maria João Guia (Universidade de Coimbra) e Renata Almeida da Costa (Unilasalle, Brasil). Este programa curricular propõe um espaço de formação e debate sobre temas como o direito de estrangeiros, o direito de asilo, o tráfico de pessoas, a detenção e reclusão de imigrantes, a criminalização de imigrantes e o fenómeno da crimigração. O programa consta de seis módulos temáticos e de duas visitas de estudo (a confirmar) ao Centro de Instalação Temporária de Migrantes no Aeroporto de Lisboa e ao Estabelecimento Prisional de Lisboa. No último dia, os formandos apresentarão trabalhos desenvolvidos ao longo do curso, sendo acompanhados pelos coordenadores das jornadas. Os interessados devem consultar a Autónoma Academy através dos canais referidos na sua página web. Mais informações podem ser encontradas aqui.
 


Curso de especialização - Academy of Labour Migration (Organização Internacional do Trabalho): O Centro Internacional de Formação da Organização Internacional do Trabalho (OIT) promove entre os dias 3 e 14 de julho de 2017 um curso de especialização articulado em torno das migrações laborais. Esta iniciativa, designada por Academy on Labour Migration, pretende debater o desenvolvimento de estratégias de governação eficaz e justa da migração laboral, as relações entre as migrações e o desenvolvimento sustentável, e os instrumentos e mecanismos disponíveis para proteger os direitos dos migrantes e das suas famílias. Os participantes poderão escolher os conteúdos do plano curricular, selecionando-os entre 3 grandes áreas temáticas: governação justa e eficaz da migração laboral; proteção de trabalhadores migrantes e migrações e desenvolvimento sustentável. A metodologia de ensino articula-se através de 3 etapas: uma fase preliminar em que o aluno acede a conteúdos online, uma segunda fase de estudo presencial, na cidade italiana de Turim, que envolve palestras, workshops, estudos de caso e trabalhos de grupo, e uma última fase de follow up, realizada em fóruns de discussão e redes sociais online. Os interessados deverão proceder aqui à sua inscrição até ao dia 26 de maio de 2017. Mais informações podem ser encontradas nesta página.
 


Escola de Verão - “Migrants and Refugees at the Crossroads of the EU Crisis: Managing (Ir)reconcilable Practices?”: O Centro de Investigação em Ciências Políticas da Universidade do Minho promove nos dias 24, 25 e 26 de julho uma escola de verão subordinada ao tema da gestão das migrações na Europa e intitulada “Migrants and Refugees at the Crossroads of the EU Crisis: Managing (Ir)reconcilable Practices?”. O programa deste curso articula três eixos temáticos centrais com exercícios práticos na forma de debates e simulações. Os 3 tópicos estruturadores do plano de estudos são a gestão dos fluxos migratórios pela UE e seus países-membros, as questões da gestão de segurança no espaço europeu, e a emergência de fenómenos relacionados com a xenofobia e o racismo. Entre os investigadores e especialistas que vão contribuir para esta escola de verão contam-se Samir Nair (Centro Mediterráneo Andalusi), Raul Hernández Sagrera (Comissão Europeia), Isabel Estrada Carvalhais (Universidade do Minho) e Catarina Reis OIiveira (Observatório das Migrações). O período de inscrições já está aberto e prolonga-se até dia 15 de junho. Mais informações podem ser encontradas aqui.
 


Chamada para Artigos - Número especial de Ambivalências, “Multiculturalismo e processos identitários”: A revista Ambivalências, publicação do Grupo de Pesquisa “Processos Identitários e Poder” da Universidade Federal de Sergipe, abriu um período de receção de propostas para um dossier especial sobre “Multiculturalismo e processos identitários”, a ser incluída num número desta revista a sair em 2017. Para esse dossier, a revista Ambivalências define como objetivo reunir trabalhos inéditos de caráter teórico, teórico-metodológico e/ou empírico, que coloquem em perspetiva a relação - baseada em diferentes variáveis analíticas e contextuais - entre multiculturalismo e processos identitários, contribuindo para o debate académico sobre o tema. Os organizadores deste caderno temático, Fernando Kulaitis (Universidade Estadual de Londrina) e Marcelo Ennes (Universidade Federal de Sergipe), aceitam contribuições escritas em português, espanhol e inglês. A data limite para submissão de propostas, antes estabelecida para dia 30 de abril, foi entretanto prorrogada para 20 de maio de 2017. Mais informações podem ser encontradas aqui.