Oportunidades para investigadores # 19

Imagem em Destaque
Oportunidades para investigadores # 19

Chamada para artigos: REMHU 51, “Migrantes e refugiados no Mediterrâneo”: A REMHU, Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana, recebe até dia 31 de agosto de 2017 propostas de artigos para a sua edição n.º 51, com data de lançamento prevista para dezembro próximo. Esta publicação, que é da responsabilidade do Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios, em Brasília, contará neste número com um dossier temático dedicado ao tópico “Migrantes e refugiados no Mediterrâneo”, bem como com a habitual secção de artigos referentes a outros assuntos relacionado com as migrações nacionais e internacionais. Os interessados em contribuir podem submeter propostas para a secção de artigos ou para o dossier temático, privilegiando-se neste último caso as seguintes temáticas:

- Os fluxos, suas causas e características;

- Os desafios dos fluxos mistos;

- As políticas de gestão dos deslocamentos;

- A ação de ongs na defesa e promoção dos direitos de migrantes e solicitantes de refúgio;

- Violações de direitos humanos de migrantes e refugiados no mediterrâneo;

- Respostas sócio-políticas na ótica da proteção dos direitos de migrantes e refugiados (entre outros).

Os artigos podem ser escritos em português, italiano, inglês ou espanhol e devem ser enviados diretamente pelo site da revista, não podendo ultrapassar 45 mil caracteres com espaços (incluindo um abstract e 3 a 5 palavras chave em inglês). Mais informações podem ser encontradas aqui.




Chamada para Comunicações e Posters: “Capacitar e Promover os Imigrantes na Turma”: O Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP-UE) e o Centro Lusíada de Investigação em Política Internacional e Segurança da Universidade Lusíada (CLIPIS) organizam a 8 e 9 de Setembro próximos um congresso internacional dedicado à temática da integração e capacitação dos migrantes nas escolas portuguesas. O programa contempla uma conferência inaugural por David Justino e Isabel Flores (FCSH-UNL) intitulada “Integração e Discriminação Racial dos Filhos de Migrantes em Portugal: Evidências e Problemáticas”, bem como quatro painéis de debate onde intervirão 12 especialistas na área oriundos de instituições portuguesas e espanholas. No painel da tarde do primeiro dia do evento, a diretora do Observatório das Migrações, Catarina Reis Oliveira, apresentará uma comunicação intitulada “Imigrantes, Competências e Oportunidades de Formação”. Igualmente contemplado no programa está um espaço para comunicações livres e posters, cuja chamada decorre até dia 15 de agosto de 2017. Os interessados em participar deverão enviar as suas propostas sob a forma de resumo alargado, de acordo com as normas e procedimentos expostos aqui. Mais informações podem ser encontradas no site do evento.



Chamada para comunicações: Programa 2017-2018 do Migration Working Group: O Migration Working Group do Robert Schuman Centre for Advanced Studies, unidade de investigação pertencente ao European University Institute, organiza mensalmente em Florença pequenos workshops temáticos de meio dia. Cada workshop contempla a apresentação de 5 ou 6 comunicações e um período alargado de debate. Até dia 17 de setembro de 2017 está aberto um período de submissão de propostas para estes workshops (resumos máx. 500 palavras), que devem ser enviados através deste formulário acompanhados de uma nota biográfica e de dados de contacto institucional. Alguns dos temas privilegiados por estes workshops incluem:

- Políticas de Imigração na Europa- Governança Global das Migrações: Desafios e respostas

- Gestão da Diversidade Cultural/Religiosa dentro e fora da Europa

- Radicalização e terrorismo internacional

- A Economia das Migrações

- Migrações e Género.

A edição 2017-2018 dos workshops do Migration Working Group será inaugurada com uma conversa com Arjun Appadurai (New York University) sobre “O Futuro da Europa enquanto Facto Cultural”, a decorrer a 26 de setembro de 2017. Mais informações podem ser encontradas aqui.




Chamada para Comunicações: “Migration, Adaptation and Memory”: A Universidade de Gdańsk, na Polónia, acolhe nos dias 21 e 22 de setembro de 2017 a conferência interdisciplinar “Migration, Adaptation and Memory”, o sexto evento dedicado ao tema da Memória organizado pela Unidade de Investigação em Sonhos, Memória e Estudos da Imaginação desta instituição e pelo Departamento de Psiquiatria Social e Transcultural da Universidade McGill, no Canadá. O evento procura explorar a forma pela qual os indivíduos recordam e representam as suas experiências migratórias, os fatores envolvidos neste processo, os elementos que facilitam a adaptação de migrantes e sociedades e o modo como as migrações são plasmadas na narrativa histórica. De cunho vincadamente interdisciplinar, a conferência recebe contribuições de áreas muito diversas da ciência, nomeadamente as artes, a história, as ciências médicas, a filosofia, o direito, a psicologia, a sociologia, a antropologia e a economia. Os investigadores interessados em participar devem enviar as suas propostas de comunicação (máx. 300 palavras), juntamente com uma curta nota biográfica, até ao dia 23 de julho de 2017 para este endereço de email. Mais informações podem ser encontradas no site do evento.




Concurso: Bolsas Individuais Marie Skłodowska-Curie pelo Centre for the Study of Ethnicity and Citizenship (Un. Bristol): O Centre for the Study of Ethnicity and Citizenship, uma unidade de investigação afeta à Universidade de Bristol, no Reino Unido, convida investigadores de pós-doutoramento ligados à área das migrações, etnicidade e cidadania a apresentar propostas de candidatura às Bolsas Individuais Marie Skłodowska-Curie. Esta unidade integrada na School of Sociology, Politics and International Studies da Universidade de Bristol promove a investigação em três áreas principais: Etnicidade, Política e Cidadania; Etnicidade e Desigualdades; e Migrações e Redes Transnacionais. Na abordagem destas temáticas, é dada especial atenção aos discursos políticos e às estruturas socioeconómicas, conciliando o interesse nas culturas, práticas e experiências quotidianas com um fundamento sólido na teoria normativa. O Centro convida investigadores com doutoramento concluído até setembro de 2017 ou com mínimo de quatro anos de experiência de investigação a manifestar o seu interesse em concorrer às bolsas Marie Curie. Para tal, deverão enviar um CV, um breve resumo da investigação proposta (2 págs.) e uma carta de intenções (1 pág.) onde expõem as razões pelas quais o trabalho proposto se adequa ao Bristol Ethnicity Centre. Estes documentos devem ser enviados através deste endereço de email até dia 6 de julho. O prazo de submissão das candidaturas às bolsas individuais Marie Skłodowska-Curie é 14 de setembro de 2017. Mais informações sobre estas bolsas podem ser encontradas aqui.



Escola de Verão: “Migrants and Refugees at the Crossroads of the EU Crisis: Managing (Ir)reconcilable Practices?”. O Centro de Investigação em Ciências Políticas da Universidade do Minho promove nos dias 24, 25 e 26 de julho uma escola de verão subordinada ao tema da gestão das migrações na Europa e intitulada “Migrants and Refugees at the Crossroads of the EU Crisis: Managing (Ir)reconcilable Practices?”. O programa deste curso articula três eixos temáticos centrais com exercícios práticos na forma de debates e simulações. Os 3 tópicos estruturadores do plano de estudos são a gestão dos fluxos migratórios pela UE e seus países-membros, as questões da gestão de segurança no espaço europeu, e a emergência de fenómenos relacionados com a xenofobia e o racismo.

Entre os investigadores e especialistas que vão contribuir para esta escola de verão contam-se Fidéle Mutwarasibo (Comissão para os Direitos Humanos e Igualdade da Irlanda), Pedro Calado (Alto Comissário para as Migrações), Samir Nair (Centro Mediterráneo Andalusi), Raul Hernández Sagrera (Comissão Europeia) e Isabel Estrada Carvalhais (Universidade do Minho). A diretora do Observatório das Migrações, Catarina Reis Oliveira, intervirá sobre "Portugal Migration in Figures: Myths and Facts" na manhã do segundo dia (25 julho) desta escola de verão.

As sessões desta Escola de Verão abordarão temas como:

- A avaliação da gestão da crise de refugiados pela Europa

- As políticas de asilo da UE e o Sistema de Dublin

- A relação entre os Direitos Humanos e as necessidades de segurança da EU

- Refugiados e migrantes em Portugal: leis, políticas e estatísticas

- Perspetivas comparadas: O acolhimento de refugiados na perspetiva da experiência Irlandesa e da experiência Portuguesa

Mais informações podem ser encontradas aqui.