Oportunidades para investigadores #20

Imagem em Destaque
Oportunidades para investigadores #20


Curso de Verão: “Populações Sul-Asiáticas em Portugal - Instituições e integração”: O CRIA - Centro em Rede de Investigação em Antropologia e o ISCTE-IUL promovem entre os dias 18 e 22 de setembro de 2017 o curso de Verão “Populações Sul-Asiáticas em Portugal - Instituições e integração”, a decorrer nas instalações do ISCTE-IUL, em Lisboa. Este curso pretende aprofundar o conhecimento acerca das comunidades de origem sul-asiática em Portugal junto de profissionais que contactam diariamente com elas, no sentido de promover a sua integração e facilitar possíveis bloqueios que a falta de tradução, não só linguística, mas também cultural possa gerar. Neste sentido, pretende-se que o curso permita também identificar problemas e procurar as respetivas soluções para que estas possam ser integradas nos planos de mediação intercultural, apresentando a assim um trabalho de articulação entre a produção de conhecimento académico e políticas públicas. Entre o público-alvo prioritário encontram-se os profissionais das áreas da saúde, da educação, técnicos administrativos, outros profissionais ligados à esfera das migrações, e estudantes do ensino superior. A coordenação está a cargo de Inês Lourenço (CRIA/ISCTE-IUL), enquanto que o corpo docente é composto por Rita Cachado (CIES-IUL), José Mapril (CRIA/NOVA FCSH), Faranaz Keshavjee (CEI-IUL) e Ivete Monteiro (Hospital Dona Estefânia, Centro Hospitalar de Lisboa Central, EPE; CEMRI, Universidade Aberta). Os interessados devem efetuar a sua inscrição através deste formulário online até ao próximo dia 11 de setembro. Mais informações podem ser encontradas aqui.
 


Chamada para Comunicações: Workshop “Aspirations within the context of changing refugee migration dynamics”. A rede académica europeia IMISCOE (International Migration, Integration and Social Cohesion in Europe) agendou para o dia 1 de dezembro de 2017 um workshop intitulado “Aspirations within the context of changing refugee migration dynamics”, a decorrer no Centre for Migration and Intercultural Studies da Universidade de Antuérpia. Pretende-se, com este evento, examinar as aspirações dos migrantes e o papel que elas desempenham na dinâmica das migrações, focando com particular atenção a fase pré-migratória, a vida dos imigrantes nos seus países de origem, e os diversos fatores que determinaram o projeto migratório. Este workshop surge num momento em que os principais modelos teóricos que procuram explicar a decisão de emigrar são cada vez mais questionados, principalmente por deixarem de lado os fatores com as perceções e sistemas de valores dos migrantes e se centrarem primordialmente em questões macroeconómicas. Os organizadores abriram um período de chamada para comunicações que termina a 30 de setembro de 2017. Os investigadores interessados em apresentar trabalhos originais sobre o tema devem enviar resumos das suas comunicações (máx. 300 palavras) até essa data para este endereço de email. Mais informações podem ser encontradas aqui.
 


Concurso: Assessor Jurídico Principal (FRA): A Agência dos Direitos Fundamentais da União Europeia (FRA) abriu um período de candidaturas para a função de Assessor jurídico principal (Ref:. FRA-TA-AD9-SLO-2017). Entre as várias competências do cargo, encontram-se o aconselhamento jurídico às funções operacionais, o apoio na elaboração e controlo de contratos, o aconselhamento jurídico sobre todas as questões institucionais, a preparação, gestão, acompanhamento e implementação do plano de trabalho anual de aquisições e contratos, entre outros. O titular do cargo desempenhará funções no Departamento de Serviços Gerais sob a supervisão do Chefe de Serviços Gerais, em estreita colaboração com outros colegas do departamento e da Agência em geral. Toda a informação sobre o Perfil do Cargo, Requisitos do Cargo, Apresentação de Candidaturas, Prazo e Processo de Seleção está disponível neste endereço. Os candidatos interessados devem apresentar a sua candidatura por via eletrónica através do site da Agência até às 13:00 (hora local de Viena) do dia 19/09/2017. Mais informações sobre o processo de candidatura podem ser obtidas através deste endereço de correio eletrónico.
 


Curso: Professional Certificate in Strategic Migration Management: O International Centre for Parliamentary Studies tem inscrições abertas (online) para a obtenção do Professional Certificate in Strategic Migration Management (Certificado Profissional em Gestão Estratégica de Migrações), cujo curso decorrerá em Londres, de 13 a 17 de novembro de 2017. Este curso, que integra um vasto programa centrado nas competências da gestão estratégica das migrações, é conduzido por especialistas na área das migrações e assenta em oficinas interativas, palestras e estudos de caso sobre as melhores práticas mundiais, envolvendo a inovação, a aprendizagem criativa e em rede. A conclusão deste curso conduzirá à atribuição de um certificado CMI de Nível 7, em gestão e liderança, qualificação profissional reconhecida internacionalmente. Toda a informação disponível aqui.
 


Concurso: Bolsas Individuais Marie Skłodowska-Curie pelo Centre for the Study of Ethnicity and Citizenship (Un. Bristol): O Centre for the Study of Ethnicity and Citizenship, uma unidade de investigação afeta à Universidade de Bristol, no Reino Unido, convida investigadores de pós-doutoramento ligados à área das migrações, etnicidade e cidadania a apresentar propostas de candidatura às Bolsas Individuais Marie Skłodowska-Curie. Esta unidade integrada na School of Sociology, Politics and International Studies da Un. Bristol promove a investigação em três áreas principais: Etnicidade, Política e Cidadania; Etnicidade e Desigualdades; e Migrações e Redes Transnacionais. Na abordagem destas temáticas, é dada especial atenção aos discursos políticos e às estruturas socio-económicas, conciliando o interesse nas culturas, práticas e experiências quotidianas com um fundamento sólido na teoria normativa. O Centro convida investigadores com doutoramento concluído até setembro de 2017 ou com mínimo de quatro anos de experiência de investigação a manifestar o seu interesse em concorrer às bolsas Marie Curie. Para tal, deverão enviar um CV, um breve resumo da investigação proposta (2 págs.) e uma carta de intenções (1 pág.) onde expõem as razões pelas quais o trabalho proposto se adequa ao Bristol Ethnicity Centre. O prazo de submissão das candidaturas às bolsas individuais Marie Skłodowska-Curie é 14 de setembro de 2017. Mais informações sobre estas bolsas podem ser encontradas aqui.
 


Chamada para comunicações: Programa 2017-2018 do Migration Working Group: O Migration Working Group do Robert Schuman Centre for Advanced Studies, unidade de investigação pertencente ao European University Institute, organiza mensalmente em Florença pequenos workshops temáticos de meio dia. Cada workshop contempla a apresentação de 5 ou 6 comunicações e um período alargado de debate. Até dia 17 de setembro de 2017 está aberto um período de submissão de propostas para estes workshops (resumos máx. 500 palavras), que devem ser enviados através deste formulário acompanhados de uma nota biográfica e de dados de contacto institucional. Alguns dos temas privilegiados por estes workshops incluem: Políticas de Imigração na Europa; Governança Global das Migrações: Desafios e respostas; Gestão da Diversidade Cultural/Religiosa dentro e fora da Europa; Radicalização e terrorismo internacional; A Economia das Migrações; e Migrações e Género. A edição 2017-2018 dos workshops do Migration Working Group será inaugurada com uma conversa com Arjun Appadurai (New York University) sobre “O Futuro da Europa enquanto Facto Cultural”, a decorrer a 26 de setembro de 2017. Mais informações podem ser encontradas aqui.