Pires, Sónia

Sónia Pires é licenciada e mestre em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e obteve o doutoramento no Instituto Universitário Europeu com a tese: “Immigrant Political Mobilisation in Portugal and Italy”. Trabalhou em diversos projectos no Centro de Estudos Sociais e é membro da Rede IMISCOE. Foi bolseira do Governo Federal Suíço, participando num projecto sobre imigração na Universidade de Berna, e é atualmente bolseira de pós-doutoramento no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, onde integra o núcleo Migrações, Espaços e Sociedades (MIGRARE).


Domínio de investigação
Migrações internacionais, movimentos sociais e mobilização política


Algumas publicações
Pires, S. (2009). A Segunda Geração de Imigrantes em Portugal e a diferenciação do Percurso Escolar – Jovens de Origem Cabo-verdiana versus Jovens de Origem hindu-indiana. Lisboa: Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural

Pires, S. (2004). "O Terceiro Sector Imigrante e as Associações dos Imigrantes do Leste Europeu em Portugal: Estruturação de um Novo Espaço de Cidadania?", Oficina do CES, 204, Coimbra: CES-UC.

Pires, S. (2002). "A etnicização da imigração na imprensa portuguesa". Antropológicas, 6, pp. 247-263.


Página institucional
http://www.ceg.ul.pt/investigadores.asp?id=176´


E-mail
sonipires @ gmail.com