16 Dez 2011

O programa das V Jornadas do Observatório da Imigração, que se realizam no próximo dia 16 de Dezembro, já está fechado e será preenchido por uma intensa sequência de sessões plenárias onde os oradores convidados abordarão um amplo conjunto de questão ligadas à imigração, como sejam as relações entre as migrações e o voluntariado, o acesso ao sistema português de segurança social e à habitação. A fechar a jornada de trabalhos, será lançado um conjunto de publicações e serão entregues os prémios da Plataforma Imigração.

A sessão de abertura das jornadas, que decorrem nas instalações da Fundação Calouste Gulbenkian, decorre a partir das 10 horas e contará com a moderação de Rosária Farmhouse (Alta Comissária para a Imigração e Diálogo Intercultural) e intervenções de Isabel Mota (administradora da Fundação Calouste Gulbenkian) e Feliciano Barreiras Duarte (Secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares). A primeira das sessões plenárias, “Migrações e Voluntariado” com moderação de Roberto Carneiro (Coordenador do Observatório da Imigração), começa com uma comunicação de Henrique Pinto, organizador do número temático da Revista Migrações “Migrantes e Voluntariado”, e integra ainda uma mesa-redonda com vários dos autores que colaboraram neste número como sejam Fernanda Freitas (jornalista e Presidente Nacional do Ano Europeu do Voluntariado 2011), André Jorge (Director do Serviço Jesuíta aos Refugiados), Teresa Xavier (Presidente da Associação Clínica Frater), Ana Patrícia Fonseca (Fundação Evangelização e Culturas) e Timóteo Macedo (Presidente da Associação Solidariedade Imigrante).
A segunda sessão, “Imigração e Segurança Social”, será composta pela apresentação do livro “Imigrantes e Segurança Social em Portugal”, o número 49 da colecção Estudos do OI, com uma intervenção de João Peixoto, o coordenador do estudo. A sessão será moderada por Joaquim Caeiro (vogal do Conselho Directivo do Instituto da Segurança Social, IP) e terá como comentadores Fernando Ribeiro Mendes (ISEG) e Pedro Duarte Silva (gestor do Programa-Quadro Solidariedade e Gestão de Fluxos Migratórios).
Os trabalhos recomeçarão às 15 horas com a sessão “Imigração e Habitação” onde será apresentado o número 48 da mesma colecção Estudos. O livro “Acesso à habitação e problemas residenciais dos imigrantes em Portugal” será apresentado pelos coordenadores Jorge Malheiros e Lucinda Fonseca, contando a sessão com a moderação de Nuno Vasconcelos (Câmara Municipal de Oeiras) e os comentários de Maria João Freitas (LNEC).
Além destes dois estudos do OI, as Jornadas serão também marcadas pela apresentação de três outros livros na quarta das sessões plenárias, moderada por António Vitorino (Comissário do Fórum Gulbenkian Migrações): “Migrantes idosos em Portugal”, coordenado por Maria Margarida Marques (CESNOVA, Universidade Nova de Lisboa); “A emergência social e sociológica das migrações no feminino. A feminização das migrações de (e para) Portugal e as consequências sociopolíticas deste fenómeno”, coordenado por José Carlos Marques e Pedro Góis (CES, Universidade de Coimbra), ambos iniciativa do Fórum Gulbenkian Migrações; e “Vidas Plurais: estratégias de integração de imigrantes Africanos em Portugal”, coordenado por Fernando Luis Machado (CIES, ISCTE /IUL), iniciativa da Fundação Aga Khan.
A partir das 18 horas decorrerá a entrega dos prémios da Plataforma Imigração para Empreendedor Imigrante do Ano 2011 e para Melhores Práticas Autárquicas 2011, com a presença de Emílio Rui Vilar (Presidente do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian).
O programa das Jornadas está disponível aqui.
As inscrições para assistir aos trabalhos já estão abertas e podem ser feitas através do endereço seminarios@acidi.gov.pt ou pelo telefone 21 8106170.

 

ACIDI/OI (Lisboa)
Imagem em Destaque