Rosário, Edite

Edite Rosário concluiu em 1995 a licenciatura em Sociologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e em 1999 obteve o grau de Mestre em Estudos de População e Ecologia Humana / Demografia pela mesma instituição. De 1998 a 2004 foi investigadora e gestora de projetos no SociNova – Gabinete de Investigação em Sociologia Aplicada (FCSH-UNL). É sócia fundadora da Númena – Centro de Investigação em Ciências Sociais e Humanas, onde desde 2001 coordena e participa em diversos projetos de investigação, principalmente na área das migrações e da discriminação, e onde desempenhou cargos directivos. Atualmente é responsável pelo Sistema de Vigilância Demográfica no Caxito, Angola, num projeto coordenado pela Fundação Calouste Gulbenkian ao serviço do Centro de Investigação em Saúde de Angola.


Domínio de investigação
Migrações, Etnicidade e Racismo; Demografia


Algumas publicações
Costa, M.J., Rosário, E.,Langa, A., Gaspar, A., Brendiss, A. E Nery, Susana Vaz (2012). Setting up a Demographic Surveillance System in the Dande Municipality, Angola, African Population Studies, Vol. 26, 2 (Nov.2012).

Rosário, E., Lima, S. e Santos, T. (2011)
Discursos do racismo em Portugal: Essencialismo e inferiorização no discurso coloquial sobre categorias minoritárias. Lisboa: ACIDI.

Rosário, E. & Santos, T. (2008) Quanto custa ser imigrante?. Lisboa: ACIDI.

Brigadeiro, E., Khumar, R., Oliveira, C., Rosário, E. e Santos, T. (2008) Research Survey on Migrant’s Experiences of Racism and Discrimination in Portugal. Oeiras: Númena

Abranches, M. di Sciullo, L., Rosário, E. e Santos, T. (2007). Medir a Integração: O Caso de Portugal. Indicadores regionais de inserção socioeconómica dos nacionais de países terceiros. Lisboa: OIM.


Página institucional
http://www.numena.org.pt/conteudo.asp?lingua=POR&idEstrut=5&idPag=14


Email
edite.rosario @ numena.org.pt