Seabra, Teresa

Teresa Seabra doutorou-se em Sociologia pelo ISCTE em 2008 com a dissertação “Desempenho escolar, desigualdades sociais e etnicidade: os descendentes de imigrantes indianos e cabo-verdianos no ensino básico em Portugal”. É investigadora no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE-IUL, onde integrou a Rede de Investigação sobre a Criança e a Família e coordena atualmente os projetos "Success at School (SAS)", financiado pela Comissão Europeia, e "Escolas que fazem melhor: o sucesso escolar dos alunos descendentes de imigrantes na escola básica", financiado pela Fundação Para a Ciência e a Tecnologia.


Domínios de Investigação
Educação, Etnicidade, Desempenho escolar, Efeito-escola


Algumas publicações
Seabra, T., e Ávila, P., Castro, L. (2013), "Imigração e Condições Sociais no Desempenho Escolar: resultados das provas de aferição em alunos da AML", in Veloso, Luísa e Pedro Abrantes (orgs.), Sucesso Escolar: da compreensão do fenómeno às estratégias para o alcançar, Lisboa, Editora Mundos Sociais

Seabra, T., e Mateus, S. (2012), "Trajectórias Escolares, Propriedades Sociais e Origens Nacionais: descendentes de imigrantes no ensino básico português", in Dayrell, Juarez, Maria Alice Nogueira, José Manuel Resende e Maria Manuel Vieira (org.), Família, Escola e Juventude: Olhares Cruzados Brasil- Portugal, Minas Gerais, Editora UFMG

Seabra, T. (2012), "School Performance of Children of Indian and Cape Verdean Immigrants in Basic Schooling in Portugal", in Bekerman, Zvi; Geisen, Thomas (Eds.), International Handbook of Migration, Minorities and Education - Understanding Cultural and Social Differences in Processes of Learning, Springer

Seabra, T. (coord.), Sandra Mateus, Elisabete Rodrigues e Magda Nico (2011), Trajectos e Projectos de Jovens Descendentes de Imigrantes à Saída da Escolaridade Básica, Estudos OI (47), Lisboa: ACIDI

Seabra, T. e Mateus, S. (2011),"School achievement, social profile and ethnicity: immigrants´ children at basic school in Portugal”, Portuguese Journal of Social Science, 10 (1), pp. 73-86

Seabra, T. (2010), Adaptação e Adversidade - O Desempenho Escolar dos Alunos de Origem Indiana e Cabo-Verdiana no Ensino Básico. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais

Seabra, T. e Mateus, S. (2010), “Trajectórias Escolares, Propriedades Sociais e Origens Nacionais: descendentes de imigrantes no ensino básico português”, Sociologia, Porto, FLUP, Vol.XX, pp.411-424.

Seabra, T. (2009). "Desigualdades escolares e desigualdades sociais", Sociologia, Problemas e Práticas, 59, pp. 75-106.

Seabra, T., Mateus, S. (2009). "Immigration and education: trajectories, daily life and aspirations", in Guerreiro, M.D., Torres, A., Capucha, L. (orgs.), Welfare and Everyday Life, (Portugal in the European Context, vol. III), Lisboa: Celta Editora, pp. 207-246.

Seabra, T. (2008). Organização do dossier temático da revista Trajectos - Revista de Comunicação, Cultura e Educação, nº13/14.

Seabra, T. (Coord.), Mateus, S., Nico, M., Rodrigues, E. (2007). “Etnicidade, trajectórias escolares e orientações profissionais: jovens descendentes de imigrantes no finalizar da escolaridade obrigatória”, Lisboa: CIES-ISCTE.

Casa-nova, M.J., Seabra, T., Mateus, S. Caldeira, R. (2006). "Cultural Diversity in the curricula of the Portuguese public universities: the Sociology and Anthropology degrees", in Jacobs, S. (coord.), Pedagogies of Teaching 'Race' and Ethnicity in Higher Education: British and European experiences, Birmingham: C-SAP.


Página institucional
http://www.cies.iscte.pt/investigadores/ficha_completa.jsp?pkid=71&subarea=todos


Email
teresa.seabra @ iscte.pt